Andre Lazaroni

domingo, julho 11, 2010


Desrespeito à lei. Mesmo proibida nestes tempos de defeso, a pesca da sardinha continua sendo feita em plena... Baía de Guanabara! Desta vez, porém, o Batalhão Florestal da PM apreendeu, ontem, (10/7) cerca de 600 quilos de sardinhas no Cais do Gradim, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Segundo a Agência Brasil, o pescado estava em dois barcos que tinham acabado de chegar ao cais. Os pescadores fugiram ao avistarem a viatura da Polícia Militar e ninguém foi preso.

O comandante do Batalhão Florestal, tenente-coronel Mário Fernandes, disse que os policiais foram ao local checar uma denúncia anônima de que, mesmo proibida no período de defeso, a pesca da sardinha continua sendo feita na Baía de Guanabara. Desde o dia 15 de junho, e até o dia 31 deste mês, a sardinha está na época da reprodução e por isso a pesca é considerada predatória. As sardinhas apreendidas foram doadas para duas instituições beneficentes, em São Gonçalo.

Garantia do coronel Fernandes: “o pescador que for pego em flagrante vai responder por crime ambiental e se for condenado pode pegar de um a três anos de prisão, além de pagar multa”. No início do mês, agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do estado apreenderam 4 toneladas de sardinhas em um caminhão estacionado próximo a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa), em Irajá, Zona Norte do Rio.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Agricultura, a sardinha é o peixe mais abundante no litoral fluminense, chegando a 19 mil toneladas por ano, o que representa quase 30% da produção de pescado no Rio de Janeiro. O preço também é um dos melhores, com o quilo variando de R$ 3,00 a R$ 4,00. A sardinha tem significativa concentração de Ômega 3, fundamental para o bom funcionamento do cérebro, coração e sistema imunológico.

publicado por André Lazaroni em 11.7.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger