Andre Lazaroni

terça-feira, julho 06, 2010


Muito sério. A bióloga e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Márcia Ribeiro, em entrevista ontem, à Rádio Nacional de Brasília, afirmou que os Estados Unidos e o Canadá já estimam a perda de milhões de dólares na produção de frutos com o desaparecimento das abelhas. E o nosso país não está livre dessa possibilidade. A diminuição da quantidade de abelhas pode prejudicar a nossa cultura de frutos como melão, manga, melancia e goiaba.

De acordo com a bióloga, no Brasil ainda não há estudos sobre esses prejuízos, mas já se sabe que o número de abelhas está diminuindo aqui também. Ela explicou que em diversas culturas as abelhas são necessárias para que haja a polinização das flores e, consequentemente, a planta possa produzir frutos. Segundo Márcia Ribeiro, o Brasil começou a investir, em estudos de polinizadores e formas de polinização nos últimos anos.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) lançou, em setembro do ano passado, edital para a pesquisa da polinização em diversas culturas. Mas as pesquisas estão apenas começando. Para Márcia Ribeiro, as abelhas são mortas por pessoas que colhem mel de colmeias naturais. Elas vão até a vegetação nativa, extraem o mel sem nenhum cuidado e deixam as abelhas morrerem, causando um desequilíbrio no meio ambiente.

publicado por André Lazaroni em 6.7.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger