Andre Lazaroni

sábado, junho 26, 2010


Descoberto, pelo Ibama no Paraná, de mais um esquema de fraudes, desta vez no comércio de carvão vegetal. A constatação se deu com o trabalho de análise das transações no sistema eletrônico de controle de fluxo de produtos florestais do instituto, o Documento de Origem Florestal (DOF). O que chamou a atenção foi a movimentação de créditos de carvão vegetal de empresas paranaenses para uma empresa no Mato Grosso do Sul. Na emissão dos DOF, os documentos que devem acompanhar as cargas de produtos florestais, placas de carros, motos e até mesmo de veículos inexistentes, eram inseridas no sistema como se estes estivessem transportando grandes volumes de carvão.

As multas aplicadas até o momento às empresas envolvidas na inserção de dados falsos no sistema somam R$ 2.138.500,00. O esquema fraudulento movimentou 3.795 metros de carvão (mdc) em créditos virtuais no sistema DOF desde 2008. A empresa que recebia os créditos, em Mato Grosso do Sul, é fornecedora de carvão para siderúrgicas. A suspeita é de que os créditos negociados serviam para esquentar carvão produzido a partir do desmatamento ilegal naquele estado. A inserção de placas de carros e motos como veículos transportadores de carvão nos DOF emitidos indica que somente os créditos foram movimentados no sistema eletrônico, sem que houvesse carga de carvão transportada.

Chama atenção a capacidade de organização das empresas envolvidas no caso. Oito são sediadas em quatro cidades diferentes, três delas no PR e uma em MS. O chefe da fiscalização do Ibama no Paraná, Michel Kawashita, disse que as empresas se associaram para o cometimento de infrações ambientais com o objetivo de fraudar o sistema DOF e com isso obter saldo virtual para acobertar o transporte de carvão sem origem comprovada. Segundo ele, as movimentações suspeitas são analisadas e as empresas fraudadoras, achando que lucram com isso, têm as fraudes descobertas, pois o sistema permite o rastreamento e o controle das transações. Os responsáveis responderão por isso não só administrativamente, mas também na esfera criminal.

publicado por André Lazaroni em 26.6.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger