Andre Lazaroni

terça-feira, junho 22, 2010


A Agência de Informação Embrapa acaba de publicar a Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras, resultado de quase quatro décadas de experiência do pesquisador Paulo Ernani Ramalho Carvalho, autor da coleção de publicações com o mesmo título, impressas em parceria entre a Embrapa Florestas (Colombo/PR) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). Agora, um dos mais completos acervos de informações sobre as espécies florestais de todos os biomas e unidades da federação está a partir de agora disponível, por meio de um único endereço na web.

A seleção das 31 espécies que integram o conteúdo foi baseada na importância econômica, silvicultural, botânica e ecológica de cada uma delas, extraída do total de 220 disponíveis nos três volumes da série impressa, publicados até 2008. As informações reunidas referem-se à taxonomia e nomenclatura; descrição botânica; biologia reprodutiva e eventos fenológicos; ocorrência natural; aspectos ecológicos; biomas/tipos de vegetação; clima; solos; sementes; produção de mudas; características silviculturais; melhoramento e conservação de recursos genéticos; características da madeira; produtos e utilizações; principais pragas e doenças.

A editora-técnica da Árvore, Marta Vencato, da Embrapa Florestas disse: “o trabalho terá uma contribuição efetiva para estudantes, produtores e técnicos da área. Anualmente serão incorporadas outras espécies contidas nos Livros da Coleção Espécies Arboreas Brasileiras, incorporando assim novas informações e dados. O conteúdo deverá ser muito acessado pelo público externo pela facilidade à informação eletronicamente. Produtores rurais que não têm condições financeiras de ter o material impresso serão beneficiados, democratizando assim a informação e divulgando os dados das pesquisas realizadas, bem como o esforço e o trabalho realizado pela Unidade.”

A Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras pertence à categoria Temática, que também dispõe de conteúdos relacionados à Agricultura e Meio Ambiente, bioma Cerrado, Espécies arbóreas da Amazônia e Reprodução Animal. Na Agência de Informação Embrapa, que utiliza tecnologia de informação desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).

Para localizar os temas no ambiente web da Agência de Informação Embrapa, o internauta tem como opções de navegação a hiperbólica - por meio de uma estrutura ramificada que se move e permite o acesso aos conteúdos de maneira rápida, bastando para isso clicar no título de interesse -; a pesquisa por meio da busca avançada, a partir da digitação de palavras-chave; ou por hipertexto, que permite exibição do conteúdo do nó ou subnó, bem como o acesso à pasta de documentos. Para acessar o conteúdo da Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras, na Agência de Informação Embrapa: http://www.embrapa.br/agencia

publicado por André Lazaroni em 22.6.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger