Andre Lazaroni

sábado, junho 12, 2010


Alguém pode gostar de bicicleta como eu. Mais não! Uso as “magrelas” desde criança e já fiz longas viagens com elas. Como parlamentar e ambientalista, defendo a utilização da bicicleta em larga escala em todas as cidades, seja qual for o tamanho delas. Por isso, vejo com atenção e interesse a discussão que se iniciou ontem, em Brasília, sobre o uso dela como veículo essencial em um sistema de transporte integrado, na oficina promovida pelo Ministério das Cidades para tratar a questão da mobilidade urbana. A falta de investimento em ciclovias foi um dos problemas apontados pelos participantes.

Para o coordenador do programa Bicicleta Brasil, Cláudio Silva, é preciso melhorar muito o sistema cicloviário da maioria das cidades do país. Ele citou como exemplo a capital federal, Brasília. Lá, como aqui, a bicicleta ainda é vista como algo estranho no trânsito. O funcionário do Ministério das Cidades também defendeu a necessidade de campanhas educativas e de conscientização sobre a importância do uso da bicicleta como um meio limpo de transporte. Disse ele: “o uso da bicicleta no transporte significa qualidade de vida, faz bem para o bolso, para saúde e ao meio ambiente”.

A mobilidade por bicicleta é o tema principal do debate, sendo compreendida como elemento integrado ao sistema de transporte e como parte inserida nos projetos de desenvolvimento urbano. As discussões se dividiram em quatro grupos temáticos: articulação e integração institucional, educação e segurança no trânsito, capacitação e sistema de informação, e financiamento e infraestrutura. O Programa Bicicleta Brasil realiza atividades participativas, para ampliação do uso de bicicletas como meio de transporte urbano. No ano passado, foram recebidas 169 propostas para um plano de ação que irá culminar na próxima criação do Plano Nacional de Mobilidade por Bicicleta.

publicado por André Lazaroni em 12.6.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger