Andre Lazaroni

domingo, junho 06, 2010



Brasília está de parabéns! A capital da República encerrou o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, no Parque da Cidade, com a 2ª Feira de Tecnologias Limpas e Atitudes Verdes, promovida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), órgão ligado ao governo do Distrito Federal (GDF). A feira mobilizou 32 expositores que mostraram, durante três dias, técnicas de produção com menor impacto ambiental e ensinaram como as pessoas podem ajudar na preservação. Entre as dicas, o Ibram sugeriu a separação em casa, antes do descarte, do lixo úmido (orgânico) do lixo seco (papel, latas, vidro, plástico).

A orientação do Ibram veio na hora certa. O lixo doméstico em Brasília, como em quase todas as cidades brasileiras, é misturado na coleta pública. O gerente de Projetos e Estudos de Educação Ambiental do Instituto, Luiz Antônio Pereira, ao justificar a recomendação, disse: “antes da ação concreta, deve haver a sensibilização. Quando a coleta seletiva chegar à capital, o hábito vai estar implantado. A separação do lixo em casa evita acidentes com quem trabalha na coleta, diminui os vazamentos dos sacos e facilita a separação para a reciclagem.”

O repórter Gilberto Costa, da Agência Brasil, apurou: segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), apenas 8% das 180 toneladas de resíduos produzidos por mês pelos moradores do Distrito Federal são separados e reciclados. Conforme dados do Ministério das Cidades, Brasília é a cidade que mais produz lixo por habitante. O Instituto Brasília Ambiental vai seguir conscientizando os brasilienses sobre a importância de se reduzir e separar cada vez mais o lixo úmido do lixo seco.

publicado por André Lazaroni em 6.6.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger