Andre Lazaroni

sábado, maio 29, 2010



Minha mãe, a professora, escritora e ambientalista Dalva Lazaroni, entre os muitos ensinamentos, mostrou-me como conhecer os educadores brasileiros e suas grandes verdades. Vou citar aqui alguns deles, como a professora Armanda Álvaro Alberto, Anísio Teixeira e Paulo Freire. Muito do meu viver, e dos caminhos que percorro em meu dia a dia, como advogado, ambientalista e deputado, devo aos ensinamentos desses mestres. Deles, de tantos e tantas outras mestras e de minha querida mãe. Neste sábado, 29 de maio, quero falar de Paulo Reglus Neves Freire, Paulo Freire, e dar um presente a todos vocês. Os biógrafos dizem que ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola a criador de idéias e métodos de ensino.

A filosofia educacional de Paulo Freire expressou-se primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a Universidade do Recife e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação, bem como em suas experiências de alfabetização como a de Angicos (RN), em 1963. A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação fez dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados pela ditadura militar, que se instalou no país em 1964.

Aqui está o meu presente para vocês. Os que lêem e seguem Paulo Freire podem, agora, baixar gratuitamente seus livros na internet, inclusive o clássico Pedagogia do Oprimido. Algumas das obras são consideradas preciosidades. São livros importantes de um pensador brasileiro comprometido profundamente com as causas sociais. O material é inovador, criativo,original e tem importância histórica inédita. Para os profissionais e pesquisadores de comunicação a obra Extensão ou Comunicação é, praticamente, obrigatória. As obras estão disponíveis no portal do governo do Acre: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/.

Confira abaixo as obras e os linques:

A importância do ato de ler

Ação Cultural para a Liberdade

Extensão ou Comunicação

Medo e Ousadia

Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Indignação

Pedagogia do Oprimido

Política e Educação

Professora sim, Tia não

Saibam que existe o Instituto Paulo Freire, associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1991 e fundada oficialmente em primeiro de setembro de 1992. Atualmente, considerando-se Cátedras, Institutos Paulo Freire pelo mundo e o Conselho Internacional de Assessores, o IPF se constitui numa rede internacional que possui pessoas e instituições distribuídas em mais de 90 países em todos os continentes, com o objetivo principal de dar continuidade e reinventar o legado de Paulo Freire. Conheça o instituto: http:// www.paulofreire.org/

Fiquem também com três pensamentos do grande mestre da educação.
“Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”

publicado por André Lazaroni em 29.5.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger