Andre Lazaroni

quarta-feira, maio 19, 2010



Ao abrir o XXII Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para receber os projetos de participação popular em ações do governo nas comunidades, o presidente em exercício, José Alencar disse que o Brasil tem muito a crescer e é necessário o entrosamento de todos os setores da sociedade para se construir um desenvolvimento realmente sustentável. José Alencar afirmou que é obrigação do Estado investir em áreas estruturais e lembrou que o então presidente Getúlio Vargas, que tinha recebido uma análise de um geólogo americano de que não havia petróleo em território brasileiro, resolveu criar a Petrobras como forma de garantir a concretização do sonho nacional.

No Brasil de hoje, ressaltou o presidente em exercício, a Petrobras é sinônimo da qualidade de nosso país em todo o mundo. Segundo ele, é necessário que se invista em áreas de interesse de Estado, mas que a iniciativa privada acredita que seja risco. Temos de investir nos sonhos para transformar o Brasil no país que ele merece ser. Somos reconhecidos em todo o mundo e temos o respeito de todas as nações. Por isso, precisamos ser a referência em tudo o que fazemos. O presidente do Fórum, ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, declarou que cada vez mais é necessário construir uma cidade mais harmônica, acabando com as barreiras que separam os bairros formais e as comunidades.

Reis Velloso declarou que entre 550 mil e 650 mil pessoas vivem em favelas apenas no Rio de Janeiro e, diante disso, é necessário construir projetos de melhoria dessas áreas, mas com uma reforçada participação da própria comunidade na elaboração de todas as melhorias. O vice-governador Pezão e o vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, receberam os projetos e garantiram que, assim como vem sendo feito hoje, onde as comunidades são chamadas para discutir melhorias nos projetos e definir o que realmente é necessário para os moradores, a proposta é aumentar cada vez mais a participação popular nas ações dos governos. O estado do Rio discute com os moradores os projetos de qualificação que melhor atendem àquela comunidade específica, direcionando cursos e buscando parcerias que possam valorizar cada vez mais o currículo dos alunos.

Participaram da elaboração de projetos que incluam as comunidades no dia a dia das cidades representantes das associações de moradores da Rocinha, Carlos Costa, da ONG Rocinha XXI; do Cantagalo, Luiz Bezerra do Nascimento, presidente da Associação de Moradores; do Pavão/Pavãozinho, Antonia Ferreira Soares, líder comunitária; do Santa Marta, José Mário Hilário, presidente da Associação de Moradores; do Borel, Mônica Francisco, líder comunitária; do Complexo da Maré, Francisco Marcelo da Silva, do Observatório de Favelas; de Manguinhos, Marcelo Radar, secretário executivo do Fórum de Manguinhos; de Vigário Geral, Vítor Onofre, líder comunitário e diretor do AfroReggae; e da Cidade de Deus, Cleonice Dias. Além de exaltarem o momento que estão vivenciando em todo o Rio, com a discussão com os governos estadual e municipal para a implantação de projetos, eles reconheceram que essa perspectiva de colaboração é algo novo.

O vice-governador e o vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, receberam os projetos e garantiram que, assim como vem sendo feito hoje, onde as comunidades são chamadas para discutir melhorias nos projetos e definir o que realmente é necessário para os moradores, a proposta é aumentar cada vez mais a participação popular nas ações dos governos. O estado do Rio, por exemplo, já discute com os moradores os projetos de qualificação que melhor atendem àquela comunidade específica, direcionando cursos e buscando parcerias que possam valorizar cada vez mais o currículo dos alunos.

publicado por André Lazaroni em 19.5.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger