Andre Lazaroni

domingo, maio 16, 2010


Vivendo e aprendendo. Vejam esta aqui. A cidade de Pequim está empreendendo uma guerra contra o mau cheiro proveniente de um número cada vez maior de depósitos de lixo. Para isso,... espalhou mais de cem canhões para lançar perfume nos lixões da capital, já que as temperaturas mais altas provocam maior deterioração do material nos aterros. Os canhões com desodorizantes foram uma ideia dos empregados da usina de lixo Gaoantun, nos subúrbios de Pequim, depois que as autoridades locais pediram desculpas à população pelo mau cheiro vindo do aterro e prometeram mitigar o problema.

Outros esquemas estão sendo utilizados pelos criativos chineses, como um material que absorve odores e uma máquina que extrai os gases malcheirosos e os utiliza para produzir eletricidade. Os 17 milhões e meio de moradores de Pequim eliminam diariamente 18 mil e 400 mil toneladas de lixo doméstico, 90% jogados em 13 aterros dispersados no entorno do município. Os canhões, chamados oficial e pomposamente de “sprays desodorizadores de alta pressão e longo alcance”, lançam no lixo que chega ao aterro um líquido criado a partir de um extrato de planta. O produto neutraliza o cheiro e o lixo é então enterrado sob folhas absorventes de odores. Em seguida, mais desodorante é jogado sobre a pilha.

Mas nem todos estão impressionados. Moradores de um complexo residencial nas imediações dizem que ainda estão para ver o resultado. Disse Geng Haiou: “quando o mau cheiro surge, todos nós tossimos. À noite, acordamos tossindo. Mesmo quando você dorme profundamente, você acorda tossindo. É um sofrimento só. Todo mundo abre as janelas no verão, e lá está aquele cheiro. Lá está aquela montanha de lixo que causa tão má impressão e o cheiro horroroso”. Peritos em gerenciamento de lixo também expressaram dúvidas sobre a desodorização.

publicado por André Lazaroni em 16.5.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger