Andre Lazaroni

sexta-feira, maio 07, 2010


Lamentável. A Conferência Regional para a África, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), reunida em Luanda, Angola, apresentou relatório indicando que a mudança climática pode provocar grande retrocesso dos avanços que se conseguiu na redução da pobreza e na segurança alimentar dos países do continente. A FAO indicou que a principal consequência do aumento das temperaturas e de uma meteorologia mais imprevisível será a redução dos rendimentos dos cultivos, quase 7% no caso do milho, alimento básico de grande importância e um maior risco de insegurança alimentar.

O documento Climate Change Implications for Food Security and Natural Resources Management in África (Implicações da mudança climática na segurança alimentar e a gestão dos recursos naturais na África), transmitido pela Agência EFE, adverte que não se pode continuar agindo como se nada ocorresse. O organismo das Nações Unidas recomenda aos governos africanos a adoção de medidas imediatas para o desenvolvimento da agricultura e a gestão sustentável dos recursos naturais. Para a FAO, a mudança climática afetará os países africanos mais pobres de forma desigual e a maioria da população sofrerá, como sempre, as piores conseqüências. O agricultor de subsistência estará entre os mais vulneráveis.

A adaptação à mudança climática com práticas sustentáveis, incluindo promoção e proteção dos alimentos e os conhecimentos agrícolas locais e tradicionais, deve ser uma prioridade para todos na África. O relatório da FAO acrescenta que são necessárias políticas de desenvolvimento que tenham como objetivo os grupos vulneráveis, especialmente as mulheres, pois sua carga de trabalho aumentará como consequência do impacto sobre os recursos de água e terra. Um dado otimista: há um potencial cada vez maior para que os países africanos se beneficiem de instrumentos dos mercados internacionais de créditos de carbono, como forma de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

publicado por André Lazaroni em 7.5.10



0 Comments:

Postar um comentário



Links to this post:

Criar um link

<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger