Andre Lazaroni

quarta-feira, maio 05, 2010


A Embrapa utiliza a técnica de radiotelemetria para acompanhar o comportamento de jacarés no Pantanal. E o que é a radiotelemetria? Trata-se do implante de um radiotransmissor dentro da membrana que reveste internamente o abdômen do animal. A pesquisadora responsável pelos estudos, Zilca Campos, explicou que osjacarés são animais ectotérmicos, isto é, a temperatura corporal deles é controlada pelo ambiente. Com a pesquisa, a Embrapa busca conhecer sua temperatura corporal e as relações com as temperaturas do ar e da água e o comportamento. Esse conhecimento ajudará a entender a biologia dos jacarés e como eles se relacionam com o ambiente em que vivem.

No momento, um jacaré adulto da espécie Paleosuchus palpebrosus é monitorado na região da Serra do Urucum, no entorno do Pantanal. Mas de 1989 a 1999, a Embrapa Pantanal acompanhou 51 jacarés, Caiman crocodilus yacare, na região central do Pantanal, com o objetivo de determinar taxa de dispersão e comportamento de
termorregulação. Em breve, novos indivíduos, jovens e adultos, serão monitorados com a técnica de radiotelemetria. A temperatura corporal alta, em dias de verão, influencia no comportamento de alimentação, movimentação e reprodução. Em dias mais frios os jacarés precisam se aquecer pelo comportamento de exposição ao sol, para elevar sua temperatura acima da temperatura da água.

A técnica de radiotelemetria é usada para obter informações necessárias para conservar e manejar as espécies e também permite elucidar e revelar segredos da história de vida dos animais. A experiência permite concluir que o movimento tem papel importante na vida dos jacarés. O movimento diurno pode ser para termorregular, e em longo prazo, para dispersar entre habitats. É possível também entender seu comportamento de estivação, quando ele adota a estratégia de entocar em período de estresse hídrico, e em resposta a distúrbio no seu ambiente. O estudo também alerta para as ameaças antrópicas nos habitats dos jacarés, principalmente no entorno do Pantanal, que poderá refletir no estado de conservação das espécies.Para implantar o radiotransmissor é feita cirurgia adotando-se a técnica de resfriamento, baixando a temperatura corporal do animal, em torno de 19 oC. O jacaré adulto é colocado dentro do freezer por uma hora e depois recebe uma dose de anestésico local para, então, se proceder a cirurgia. A operação é feita dentro da ética e respeito pelos animais, para que ele não sinta dor e não tenha sofrimento. A técnica usada é a tradicional, na qual o sinal do rádio é captado pelo receptor acoplado em uma antena direcional. A Embrapa adota outras técnicas de avaliação do estado da população de jacarés, distribuição e abundância, usando contagens noturnas em trechos de rios da Bacia do Alto Paraguai e contagens aéreas feitas de ultraleve e aviões.

publicado por André Lazaroni em 5.5.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger