Andre Lazaroni

sexta-feira, abril 16, 2010


Cultura e diversidade biológica na Internet. Bom para todos! Mais de 2.000 obras raras sobre a biodiversidade serão digitalizadas e disponibilizadas na grande rede, nos próximos quatro anos. Um projeto vai tornar acessível ao público a leitura de vários títulos, principalmente de obras escritas nos séculos XVIII e XIX, que constam dos principais acervos do Brasil. As primeiras 200 obras devem ser digitalizadas já em 2010.

O projeto “Digitalização e Publicação Online de Coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade das Bibliotecas Brasileiras” faz parte de uma iniciativa nacional mais abrangente, a Biblioteca Virtual em Biodiversidade e Meio Ambiente, que conta com a participação do Ministério do Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Associação Memória Naturalis, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/OMS).

A iniciativa tão valiosa para a cultura e a memória brasileiras, tem um custo pequeno, se dimensionada a sua importância: um milhão e 800 mil reais, valor que inclui a digitalização das 2.000 obras e a criação de laboratórios de digitalização em São Paulo, Belém e no Rio de Janeiro, além de um equipamento móvel. O projeto tem o objetivo geral de contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da infraestrutura de informação e comunicação científica em biodiversidade e meio ambiente, e terá parcerias com iniciativas internacionais semelhantes.

A “Digitalização e Publicação Online de Coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade das Bibliotecas Brasileiras” vai também resgatar, tratar, disseminar e preservar o conhecimento referente ao estudo da biodiversidade brasileira, democratizando e facilitando seu uso em pesquisa, educação e gestão de políticas públicas. As obras serão digitalizadas e operadas online no Portal de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade, ainda em fase de construção.

Fazem parte do comitê consultivo instituições que contêm os maiores acervos relacionados ao tema do Brasil: Biblioteca do Instituto de Biociências da USP, Biblioteca do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo, Biblioteca do Instituto Oswaldo Cruz, Biblioteca do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Biblioteca do Ministério do Planejamento, Biblioteca do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi e Biblioteca do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

publicado por André Lazaroni em 16.4.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger