Andre Lazaroni

quarta-feira, abril 14, 2010


Os professores paulistas Walter Katsumi Sakamoto e Maria Aparecida Zaghete Bertochi desenvolveram um trabalho revolucionário: criaram a “passagem iluminada”, uma barra cerâmica que, embutida no asfalto, estimula o material e produz energia. Essa, por sua vez, alimenta a iluminação de placas e dos semáforos da própria rua ou estrada. A “passagem iluminada” é apenas uma das possíveis aplicações de uma pesquisa feita na Universidade Estadual Paulista (Unesp) que visa ao desenvolvimento de um sistema de aproveitamento da energia piezoelétrica, isto é, gerada por pressão.

O professor Walter Katsumi Sakamoto, do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, utilizou sua experiência na construção de sensores de radiação e de umidade de solo para elaborar dispositivos piezoelétricos. As tecnologias têm em comum a utilização de compósitos cerâmicos nanométricos em formato de filmes. O pesquisador importava alguns desses materiais, como o polifluoreto de vinilideno (PVDF), o poliéter-éter-cetona (PEEK) e o titanato zirconato de chumbo (PZT).

Para desenvolver o sensor piezoelétrico, Sakamoto decidiu encontrar similares nacionais. Em parceria com a professora Maria Aparecida Zaghete Bertochi, do Departamento de Química Tecnológica da Unesp, em Araraquara, ele desenvolveu um material que apresentou boa dispersão no polímero e encontrou o tamanho e a dispersão ideal das partículas. Bons resultados foram obtidos pela produção de nanopartículas de PZT preparadas por processo químico. A fim de obter o material, o grupo de Araraquara desenvolveu um novo método de síntese para a cerâmica.

O professor Sakamoto é muito otimista. Ele acredita que, brevemente, shopping centers poderão utilizar pisos especiais que transformarão os passos dos frequentadores em energia para iluminar os corredores. Algumas estações de metrô no Japão já utilizam pisos desse tipo.

publicado por André Lazaroni em 14.4.10



1 Comments:

  • Mandei meus comentários, mas ficou faltando meu e.mail

    R. Pres. Prudente 348, Campinas, SP

    Publicado por Anonymous Nelson Guilherme Bardini , em 8:30 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger