Andre Lazaroni

quinta-feira, abril 08, 2010


Vamos ler algumas palavras lógicas, sensatas e de bom senso sobre a nossa realidade de hoje. Não são palavras inéditas. Elas já foram ditas por outros estudiosos e especialistas. Mas são bem apropriadas para este dia. O ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e membro da Academia Pan-Americana de Engenharia, Wilson Lang, fez um alerta para a necessidade de o estado do Rio de Janeiro ter políticas públicas preventivas para evitar graves conseqüências quando ocorrem chuvas em grande volume.

Segundo o especialista, em entrevista à Agência Brasil, o Brasil precisa levar em conta que a chuva é um componente natural como são os terremotos em outros pontos do planeta. Por isso, é necessário todo cuidado com a prevenção. A questão é nacional, não é do Rio de Janeiro. O Brasil tem que se conscientizar de que a engenharia tem a solução para o grave problema. Com certeza, disse o pesquisador, o que o estado paga por conta das tragédias teria resolvido tecnicamente todos os problemas e nós não teríamos que correr atrás deles.

No mundo desenvolvido, fazem-se os investimentos antes, para proteger a vida, e não para chorar as mortes depois, afirmou Wilson Lang. Ele apontou três quesitos a serem levados em consideração na tomada de decisões preventivas: primeiro - a questão da moradia segura, que só será possível quando não houver habitações em encostas.

Segundo quesito - o princípio do sistema de drenagem urbana. Os bueiros precisam ser limpos e a população se conscientizar da importância de não jogar lixo nas ruas. Terceiro quesito – dotar a região de um sistema de alerta meteorológico que preveja também a quantidade de chuva e não apenas se vai ou não chover.

publicado por André Lazaroni em 8.4.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger