Andre Lazaroni

domingo, dezembro 20, 2009

Estou voltando da COP-15 e trazendo comigo uma dose forte de otimismo e esperança. O encontro mundial não deu os resultados que a Humanidade esperava, mas fortaleceu a convicção de todos de que é preciso lutar mais, muito mais em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. O controle das emissões de gases poluentes lançados na atmosfera vai sair mais cedo ou mais tarde, apesar dos interesses das grandes nações. Nossos filhos e nossos netos têm que herdar uma Terra sadia.

Tenham certeza: a Educação Ambiental será cada vez mais aplicada e ensinada, em especial às crianças do Brasil e do mundo. É estudando que aprendemos e divulgamos, com exemplos, noções fundamentais de cidadania. Ninguém viverá sem Educação Ambiental.

Meio ambiente e mudanças climáticas serão temas importantes da campanha eleitoral de 2010, seja entre os candidatos à Presidência, governos estaduais, Senado, Câmara e assembléias legislativas. A campanha explodiu na COP-15.
Além da brutal repressão policial e da má organização, a COP-15 teve outro ponto negativo: a alimentação servida nos restaurantes oficiais. Muita gente comeu cachorro quente, de carrocinhas, por mais de duas semanas...

O Brasil reduziu cerca de 1 bilhão de toneladas de carbono de suas emissões nos últimos quatro anos, graças à diminuição no desmatamento da floresta amazônica, algo que nenhum outro país conseguiu no período.

REDD, sigla misteriosa que circulou muito em documentos da COP-15: Eis o que ela significa: Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. REDD são ações que ajudam a promover direta ou indiretamente a redução do desmatamento e da degradação das florestas e que resultam - é lógico - em diminuição das emissões. O Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM) é exemplo de ação de REDD bem como todos os seus componentes.

publicado por André Lazaroni em 20.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger