Andre Lazaroni

quinta-feira, dezembro 17, 2009


Todos nós que participamos oficialmente da COP-15, aqui em Copenhague, estamos cansados, com certa tensão e vivendo horas de muita expectativa. Quem está lá fora, nas ruas e avenidas, fez e faz a pressão que pode, sofrendo violenta repressão policial. Nas salas e auditórios lotados, discutimos e debatemos muito, enquanto diplomatas, técnicos e cientistas formularam planos e propostas.

Agora todo mundo dá a vez a quem vai decidir o futuro do clima: os chefes de estado e de governo. São os maiorais que vão cantar de galo. A hora H se aproxima. Será na sexta-feira, dia 18. Todo mundo espera a posição dos grandes, especialmente dos Estados Unidos. O que Barack Obama vai propor? Ou não vai propor?

Em conversas com delegados e parlamentares de países dos diversos continentes, senti o temor deles por uma radicalização dos poderosos. Eles não só podem recusar metas de redução de emissões como as apresentadas pelo Brasil, como também abandonar o próprio Tratado de Kioto, que os Estados Unidos de George Bush não assinaram! Tudo é possível. Aqui na COP-15 não vai dar coluna do meio. Ou um tratado seguro e progressista será assinado, ou haverá um terrível retrocesso. Vamos aguardar o passar das horas. E torcer e... rezar!

publicado por André Lazaroni em 17.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger