Andre Lazaroni

quinta-feira, dezembro 17, 2009


Ontem, dia 16/12, depois de assistirmos algumas palestras no Bella Center, fui dar uma volta pela cidade para saber o que está rolando em prol de um mundo melhor.
Resolvi deixar a minha bike de lado e caminhar pelas ruas atapetadas de gelo, pois não sei pedalar na neve. Verdade! Confesso, tive medo de levar um tombo.
Mesmo nevando muito, os ciclistas não param, inclusive, vi uma criança, não tinha mais que 2 anos, fazendo peripécias na sua “magrela” sem rodinhas. A impressão que tenho sobre a Dinamarca, é que, quando nasce um bebê, o berço é uma bicicleta e ela não aprende a andar, mas a pedalar. E mais: se no Brasil o primeiro presente dado as meninas é uma boneca e aos meninos é uma bola ou um carrinho de fricção, na terra de Andersen é uma bike.
Brincadeiras a parte, devo admitir, Copenhague está deslumbrante, tanto que me sinto como se estivesse dentro de um cartão de Natal.
Deparei-me com uma árvore gigante enfeitada com motivos natalinos. Linda! Toda iluminada, lembrava, mantidas as devidas proporções, a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Cidade do Rio de Janeiro.
No entanto, um fato curioso despertou a minha atenção: no entorno daquela bem decorada árvore, eu contei, estacionadas e enfileiradas, formando uma imensa roda, vinte bicicletas. Isso mesmo, uma imensa roda de bicicletas.
Sem conter a minha curiosidade, perguntei ao policial mais próximo do que se tratava. Muito gentil, ele explicou: “as bicicletas estão equipadas com tecnologia moderna para gerar energia limpa, que acende as lâmpadas e ilumina a árvore. Para gerar a energia que abastece as luminárias, as pessoas sentam nas bicicletas e pedalam. Esse um ato propulsor de energia. As bikes são acopladas em um dínamo e, com o pedalar, vai-se gerando energia. Isso não é fantástico? Além da arvore ficar linda, as bikes se tornam uma boa diversão para os que passam por ali.
Para o próximo ano, podemos convencer o Bradesco a fazer o mesmo com a árvore da Lagoa. Vai ser uma obra prima da tecnologia contemporânea: milhares de bicicletas estacionadas no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, como a abraçá-la, sendo pedalada por milhares de pessoas, gerando energia para acender as 3 milhões de lâmpadas ali instaladas.
E o titulo bem que poderia ser: “BICICLETAS ABRAÇAM A LAGOA A ENERGIA HUMANA.”

publicado por André Lazaroni em 17.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger