Andre Lazaroni

terça-feira, dezembro 15, 2009

Estou em Copenhague, na Conferência do Clima das Nações Unidas, mas continuo ligado em tudo o que acontece no meu país. O Brasil não me sai da cabeça!
Uma das mais deploráveis notícias que recebi foi o relato da denominada “Semana do foie gras” em São Paulo. Iguaria da cozinha francesa, tão apreciada como as trufas, o foie gras (fígado gordo) é o resultado de uma inominável violência contra gansos e patos.
Segundo a denúncia que recebi, todos os anos são sacrificados 10 milhões de gansos e patos para a produção de 17 mil toneladas de foie gras. Para conseguir esse alimento, as aves são confinadas em pequenos espaços e alimentadas à força. Um anel de borracha amarrado ao pescoço impede que elas vomitem. Depois de três ou quatro semanas, os órgãos internos ficam deformados.
O fígado de um ganso sadio pesa cerca de 120 gramas. O da ave cativa chega a um quilo e 200 gramas, dez vezes mais que o normal!
Houve protestos em São Paulo, contra a “Semana do foie gras”, aos quais me associo.
Há um precedente histórico que podemos ampliar: a prefeitura de Chicago proibiu os restaurantes da cidade de oferecer o patê de foie gras a seus clientes, alegando que a produção utiliza um método cruel com patos e gansos. Vamos fazer o mesmo?

publicado por André Lazaroni em 15.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger