Andre Lazaroni

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Eu no Dia Mundial Sem Carro - Brasil set/2009

Assim que cheguei ao aeroporto de Copenhage, meu primeiro impulso foi o de alugar um carro. Depois, refletindo melhor, pensei: - “ora, se estou na Cidade das Bicicletas, se eu a uso no Rio no meu dia a dia, se o mundo se reúne aqui para estabelecer metas de redução das emissões de gás carbônico e se o carro é um dos responsáveis pela queima de combustível fóssil lançado na atmosfera, então o carro é absolutamente desnecessário.”
E não deu outra: ainda no aeroporto, ou melhor, na parte externa, avistei uma escada que dava acesso ao metrô e me deparei com um gigantesco bicicletário. Entre emocionado e impressionado, segui rumo ao centro da cidade.
Para onde levo o meu olhar, portas das lojas, bares, edifícios, pontos do metrô, vejo bicicletas de todos os tipos e gostos.
Gente, tem engarrafamentos nas ciclovias! Todo mundo aqui pedala.
Claro que a administração pública dinamarquesa oferece serviços à altura dos usuários, mas me encantei com a postura dos ciclistas: educados para o trânsito, eles usam equipamentos de proteção e sinalizam suas manobras.
Por exemplo, esticam as mãos para a direita, se vão entrar à direita, avisam que vão parar, estacionar...
E o fazem com a maior seriedade.
Aqui a bicicleta é usada como meio de transporte para todos os fins: do trabalho ao lazer. Agora mesmo, chove torrencialmente, a temperatura está abaixo de zero, mas as pessoas, em suas bikes, estão nas ruas. Percebi que os dinamarqueses gostam de chuva e que ela não oferece barreiras para o ir e vir. Entrei no clima dinamarquês e me sinto feliz.
Enfim, concluo que, nós, brasileiros, precisamos entender e assimilar a cultura de duas rodas, usar mais a energia da vida para pedalarmos em direção ao Planeta Verde. Nele a Paz é conquistada com esforços e com a vontade de querer.

publicado por André Lazaroni em 11.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger