Andre Lazaroni

segunda-feira, dezembro 14, 2009


Hoje, o assunto é a Amazônia. Portanto, a América do Sul estará no centro da roda.
E o Brasil, sem dúvida, no olho do furacão, sendo alvo de diferentes interesses. Chegou a hora da verdade, onde tomaremos conhecimento de como o mundo nos vê.
O Brasil não vai abrir mão, aqui na COP-15, das propostas já formuladas pelo presidente Lula. Quem garante isso é o embaixador extraordinário para mudanças climáticas do Itamaraty, o experiente diplomata Sérgio Serra.
Quais as propostas do Brasil, no dizer de Sérgio Serra? Em síntese, são ações que prevêem a diminuição de 36% a 39% das nossas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e a redução em 80% do desmatamento da Amazônia e em 40% o desmatamento do Cerrado, nos próximos onze anos.
Nas últimas décadas, houve aumento de 25 % de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera da Terra. Essa taxa alarmante é provocada pela queima de petróleo e carvão, desmatamento, como ocorre na Amazônia e pelo consumismo desenfreado, principalmente nos países ricos ou em desenvolvimento, como o Brasil.
No fim, vem o pior. O efeito estufa causa um desequilíbrio natural do planeta, fazendo surgir anormalidades como tornados, chuvas torrenciais (é o caso, hoje, do Rio Grande do Sul) e secas intermitentes. O embaixador Sérgio Serra está otimista. Eu também.
André Lazaroni

publicado por André Lazaroni em 14.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger