Andre Lazaroni

segunda-feira, dezembro 14, 2009


Olá!
Domingo e, como estava previsto, não há nenhuma atividade no Centro de Convenções Bella Center, aonde ocorre a COP-15. Então, aproveitei para dar um giro pelo centro de Copenhague. Apesar do frio, os dinamarqueses não se intimidam. Uns pedalam em suas bikes, como já disse é impressionante o número delas que trafega pelas ciclovias da cidade, outros andam a pé.
Dessa vez, resolvi caminhar e deixei a minha bike alugada num dos bicicletários, em frente a estação do metro. Logo na descida, encontrei um casal que veio para Copenhague protestar pelo entendimento entre a cúpula mundial aqui reunida. Desfilavam pelas ruas carregando a estátua de uma sereia. Conversamos bastante, falaram da militância deles, tirei uma foto e me fizeram prometer que postaria, aqui no nosso blog, o endereço eletrônico deles: www.angrymermaid.org. Um site interessante, bacana mesmo e que realiza uma votação sobre as empresas-instituições que mais colaboram para o aquecimento global. No referido site, existe um vídeo da “Angry Mermaid” - Sereia com raiva, tradução livre, que posto no meu site. Vale a pena conferir! Depois, me vi numa praça com pessoas, de várias partes do mundo, participando de um evento paralelo à COP-15: uma exposição com o tema “a fome no mundo”, onde, em torno da estatua de uma criança, no chão, podemos ler mensagens, alertas, denúncias distribuídos em diversos cartazes.
Em outro canto da praça, uma exposição mostra os horrores da guerra. Noutro, cabanas de índios americanos, onde eles vivem nesses dias em que o mundo volta seus olhos para a Conferência.
Dentro dessa praça existe também uma espécie de lona cultural. Nela as pessoas apresentam suas experiências, as que estão dando certo na área sustentável. Um homem mostra aos visitantes uma casa sustentável! Ninguém está ali vendendo seus projetos ou produtos, mas dizendo, com criatividade, que é possível se viver em um mundo melhor, onde a vida vale mais.
A cada hora que passo aqui, sem dúvida, descubro um mundo de coisas, inclusive a respeitar mais e mais as diferentes culturas existentes nesse nosso Planeta múltiplo e facetado. E constato, horrorizado, que o futuro da humanidade está nas mãos de poucas pessoas. Mas concluo, com esperanças, que nem tudo está perdido, pois, cada vez mais, pessoas se juntam em prol de um meio-ambiente equilibrado e pensando nas gerações futuras.
Por hoje, fico aqui, aguardando que, amanhã, quando chegam os donos do poder, possamos divulgar as boas novas que queremos e precisamos.
Que Deus ilumine as cabeças dos poucos que decidem por todos.
Abraços verdes e sustentáveis.

publicado por André Lazaroni em 14.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger