Andre Lazaroni

domingo, dezembro 13, 2009


Hoje foi um dia atípico para os dinamarqueses. Milhares de pessoas, pelas ruas de Copenhage, exigiam dos líderes mundiais entendimento, que elaborem e assinem um documento contendo as metas para redução das emissões do gás carbônico lançado na atmosfera.

Tinha gente do mundo inteiro: americanos do norte, peruanos, chilenos, mexicanos, australianos, alemães, franceses, indianos, chineses, brasileiros e eu estava lá fazendo coro com eles. Um momento que jamais esquecerei.

Olhando aquela multidão, toda ela reivindicando a mesma coisa, unida pelo mesmo objetivo, não tive dúvidas: vai ser difícil encarar a população mundial consciente de que a vida no Planeta corre risco de extinção.

O que mais tem me impressionado, nesta viagem, não são as palestras e os encontros que ocorrem dentro da COP-15 oficial, mas sim o que tenho visto “extra muros”. O povo comanda a cena. As manifestações espontâneas são de uma criatividade impressionante, realizadas por pessoas bem informadas, conscientes, conhecedoras da causa ambiental e que demonstram disposição para enfrentar os poderosos egoístas e gananciosos. Ninguém está ali para brincar.

No longo caminho hoje percorrido, encontrei uma tribo de índios norte americanos, em volta de uma imensa fogueira, batendo tambores e rezando em prol do sucesso da COP-15. Não pediam aos deuses nada para si mesmos, mas em favor da Humanidade.

Aproveitei o momento de fé e pedi a Deus por nós.

publicado por André Lazaroni em 13.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger