Andre Lazaroni

quarta-feira, dezembro 16, 2009


Quero falar um pouco, nesta quarta-feira, aqui de Copenhague, de uma brasileira extremamente competente, admirável e... Prêmio Nobel da Paz: Suzana Kahn, secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Para usar uma linguagem do futebol, Suzana dá um show de bola. Ela ganhou o Nobel da Paz, em 2007, integrando a equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC), das Nações Unidas. Outro agraciado naquele ano foi o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Como se vê, além de craque em meio ambiente Suzana está sempre acompanhada de gente nota 10.

Para Suzana Kahn, a COP-15 é capítulo de um longo processo. Suas expectativas são otimistas, mas realistas. A luta pela defesa do planeta não se encerrará na Dinamarca. A COP-15 é também um ponto de partida. Veja o que ela disse num painel em que participou: “quando os países em vias de desenvolvimento assumem compromissos numéricos com a mudança das suas trajetórias de emissão, demonstram que, de fato, querem crescer em um novo modelo, rumo a uma economia verde. No entanto, para que possamos sair da trajetória business as usual [crescimento tendencial das emissões], e seguir um modelo inovador, criativo, com tecnologias limpas, é preciso investimento.

Segundo Suzana Khan, o investimento não se trata de doação. É cooperação internacional. É respeito ao princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas. Quando as nações ricas ajudam os países em desenvolvimento a mudar seu padrão de crescimento estão ajudando a si mesmas. A atmosfera não tem nacionalidade e o mundo é um só. Eu olho as coisas pela mesma ótica. E, como Suzana Kahn, acho que estamos dando a partida de uma nova caminhada. Mesmo que não saia daqui um novo tratado justo e equilibrado, o mundo vai mudar.

publicado por André Lazaroni em 16.12.09



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger