Andre Lazaroni

terça-feira, setembro 30, 2008

Depois da preocupação com a Amazônia, já vem a tempo a preocupação governamental com a situação e o destino do Cerrado. O Ministério do Meio Ambiente anunciou, em Brasília, a criação do Fundo Cerrado, para promoção de práticas sustentáveis no bioma. A exemplo do que ocorre da Amazônia, com monitoramento constante, o objetivo é reunir dados para fiscalização e pesquisa, para permitir que as pessoas vivam com dignidade sem destruir a vegetação nativa.
Um Protocolo de Intenções entre o MMA, Ibama, Universidade Federal de Goiás, Conservação Internacional (CI) e The Nature Conservancy do Brasil (TNC-Brasil), com vistas a conjugar as capacidades técnicas, científicas, financeiras e políticas das instituições para o monitoramento do bioma, de forma a gerar alertas sistemáticos de desmatamento. A base será o Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos no Cerrado (Siad), desenvolvido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás-Lapig/UFG, com o apoio da CI e TNC-Brasil.
O Siad detectou possíveis desmatamentos em cerca de 18.900 km2 de vegetação nativa do Cerrado no período de 2003 a 2007, o que equivale a 1.900.000 campos de futebol ou a 16 cidades do tamanho do Rio de Janeiro. Os dados obtidos permitem aos pesquisadores projetar tendências futuras de desmatamento com base no padrão apresentado nos últimos quatro anos e, conseqüentemente, elaborar estratégias de conservação adequadas e preventivas. O coordenador do Lapig/UFG, Laerte Ferreira, afirmou que devido à resolução das imagens Modis utilizadas no Siad, não é possível verificar a ocorrência de desmatamentos inferiores a 25 hectares.

publicado por Unknown em 30.9.08



4 Comments:

  • Quem percorrer a Região do Cerrado como fiz recentemente vai se surpreender: essa importante parte da biodiversidade está acabando.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:47 AM  

  • Boa notícia.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:47 AM  

  • A criação do Fundo Cerrado, para promoção de práticas sustentáveis no bioma, é medida fundamental. Já vem tarde.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:48 AM  

  • Finalmente uma promoção em favor do Cerrado.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:49 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger