segunda-feira, setembro 22, 2008
472 espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção
A nova Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pela Fundação Biodiversitas sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente, relaciona 472 espécies, quatro vezes mais que a lista anterior de 1992. Os biomas com maior número de espécies ameaçadas são a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas. Nenhuma espécie da lista anterior foi excluída.
De acordo com a instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União, as espécies constantes da lista são consideradas prioritárias para efeito de concessão de apoio financeiro à conservação pelo governo federal e sua coleta será efetuada somente com autorização do órgão ambiental competente.
Também constam da lista das ameaçadas, 12 espécies de importância madeireira que já integram a lista de 1992. A nova lista adiciona uma única espécie de interesse madeireiro, o "pau-roxo" (Peltogyne maranhensis), da Amazônia. Entre as outras espécies de uso econômico estão algumas de uso alimentício (caso do palmito/juçara), medicinal (jaborandi), cosmético (pau-rosa) e também ornamental. O jaborandi e o pau-rosa também já constam da lista de 1992.
publicado por Unknown em 22.9.08
5 Comments:
Flora e fauna brasileiras vão desaparecendo dia a dia. Até quando? Por que não há uma medida radical proibindo isso? Logo seremos um deserto.
Publicado por Anônimo , em 10:29 PM
Vai acontecer alguma coisa de positivo? Duvido. As arbitrariedades contra a natureza são coisas arraigadas numa desgraçada tradição brasileira.
Publicado por Anônimo , em 10:30 PM
Aqui no Rio de Janeiro há várias espécies de animais e insetos em vias de desaparecimento. Uma delas é a borboleta-da-praia, fato já denunciado pela professora Dalva Lazaroni. Ninguém faz nada?
Publicado por Anônimo , em 10:32 PM
Finalmente uma notícia auspiciosa. Vou acreditar. E dar um crédito de confiança às autoridades.
Publicado por Anônimo , em 10:33 PM
Precisamos esperar mais para tomar uma atitude enérgica contra aqueles que atentam contra a fauna e a flora?
Todos os domingos, em todo o Brasil, espécimes animais e vegetais são vendidas à vista de todos.
São animais e plantas em fase de extinção.
Uma vergonha!
Publicado por Anônimo , em 7:55 AM
Postar um comentário
<< Voltar