Andre Lazaroni

segunda-feira, setembro 22, 2008

A nova Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pela Fundação Biodiversitas sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente, relaciona 472 espécies, quatro vezes mais que a lista anterior de 1992. Os biomas com maior número de espécies ameaçadas são a Mata Atlântica (276), o Cerrado (131) e a Caatinga (46). A Amazônia aparece com 24 espécies, o Pampa com 17 e o Pantanal com duas. Nenhuma espécie da lista anterior foi excluída.
De acordo com a instrução normativa, publicada no Diário Oficial da União, as espécies constantes da lista são consideradas prioritárias para efeito de concessão de apoio financeiro à conservação pelo governo federal e sua coleta será efetuada somente com autorização do órgão ambiental competente.
Também constam da lista das ameaçadas, 12 espécies de importância madeireira que já integram a lista de 1992. A nova lista adiciona uma única espécie de interesse madeireiro, o "pau-roxo" (Peltogyne maranhensis), da Amazônia. Entre as outras espécies de uso econômico estão algumas de uso alimentício (caso do palmito/juçara), medicinal (jaborandi), cosmético (pau-rosa) e também ornamental. O jaborandi e o pau-rosa também já constam da lista de 1992.

publicado por Unknown em 22.9.08



5 Comments:

  • Flora e fauna brasileiras vão desaparecendo dia a dia. Até quando? Por que não há uma medida radical proibindo isso? Logo seremos um deserto.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:29 PM  

  • Vai acontecer alguma coisa de positivo? Duvido. As arbitrariedades contra a natureza são coisas arraigadas numa desgraçada tradição brasileira.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:30 PM  

  • Aqui no Rio de Janeiro há várias espécies de animais e insetos em vias de desaparecimento. Uma delas é a borboleta-da-praia, fato já denunciado pela professora Dalva Lazaroni. Ninguém faz nada?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:32 PM  

  • Finalmente uma notícia auspiciosa. Vou acreditar. E dar um crédito de confiança às autoridades.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:33 PM  

  • Precisamos esperar mais para tomar uma atitude enérgica contra aqueles que atentam contra a fauna e a flora?
    Todos os domingos, em todo o Brasil, espécimes animais e vegetais são vendidas à vista de todos.
    São animais e plantas em fase de extinção.
    Uma vergonha!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:55 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger