Andre Lazaroni

terça-feira, agosto 12, 2008

A Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos do Conama aprovou, em Brasília, o relatório final modificando a resolução Conama 257/99 que trata dos indicadores para produção de pilhas e do gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas usadas. Essa foi a última etapa de tramitação. O relatório será levado para apreciação do plenário do Conama nos dias 10 e 11 de setembro. Uma das principais alterações propostas é o prazo de até julho de 2009 para que o setor produtivo adote os padrões que limitam o uso de metais pesados e ampliam o número de pilhas a serem coletados pelos fabricantes.
A Câmara Técnica também aprovou duas recomendações para a Receita Federal. Se aprovadas no plenário, o Conama solicitará ao setor aduaneiro da Receita Federal mais atenção com as pilhas piratas, que entram no país, como contrabando. Segundo técnicos do Conama, essas pilhas podem carregar até dez vezes mais cádmio e mercúrio do que as produzidas de acordo com as normas do Conama. A segunda recomendação diz respeito à redução de impostos para pilhas recarregáveis. O intuito é aumentar o uso dessas pilhas que, por terem uma vida útil mais longa, chegam a substituir até 1000 pilhas convencionais.

publicado por Unknown em 12.8.08



6 Comments:

  • Essa questão do descarte de pilhas é gravíssima. Não há campanhas eficientes e objetivas. Resultado: todo mundo joga pilha fora, junto com dejetos comuns. Tem que ir mesmo nos fabricantes.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:12 PM  

  • Acho um horror se jogar pilhas, altamente populidoras e causadoras de graves problemas à saúde, em qualquer canto. O controle tem mesmo que ser aprimorado.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:13 PM  

  • Não damos atenção a um problema tão grave. Será que as providências do Conama serão para valer?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:14 PM  

  • As pilhas se desgastam muito facilmente no Brasil. Elas têm que ser como as que existem na Europa e Estados Unidos, por exemplo. E tem mesmo que haver um rigoroso controle no descarte delas.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:15 PM  

  • Dá-lhe, Conama!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:16 PM  

  • Muito cuidado com as pilhsas Made in China. Sai da frente! São altamente tóxicas e poluidoras!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:17 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger