Andre Lazaroni

sexta-feira, julho 04, 2008

Depois de quase seis anos seqüestrada pelas autodenominadas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a ex-senadora Ingrid Betancourt foi resgatada por um comando do exército colombiano, na quarta-feira, dia 2, em plena selva amazônica. A sorte de Ingrid Betancourt, minha companheira de Partido Verde, sempre foi uma de minhas preocupações. No dia 7 de abril, aqui mesmo neste espaço, fiz um comentário sobre ela. Vou repeti-lo, dada a sua atualidade.

Liberdade já para Ingrid Betancourt

A ex-senadora e ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, há seis anos refém dos guerrilheiros das FARC, está com a saúde cada vez mais debilitada. Familiares, amigos, políticos e jornalistas que em todo o mundo dão cobertura ao seu calvário dizem que ela pode morrer a qualquer momento. Em 2003, no primeiro discurso que fiz da tribuna da Alerj, em meu primeiro mandato, comentei a tragédia pessoal de Ingrid Betancourt, uma militante verde em defesa do meio ambiente e dos direitos sociais. Solicitei às autoridades de Brasília, em especial ao Itamaraty, que colocassem em ação o prestígio brasileiro para libertar a política franco-colombiana.
À época de seu seqüestro, em 2002, Ingrid percorria o território colombiano em campanha presidencial, sob a legenda do Partido Verde Oxigênio. Lá, como aqui, as desigualdades sociais são imensas e a floresta amazônica vai sendo devastada pelos grandes conglomerados agrícolas e fazendas de criação de gado.A libertação imediata de Ingrid Betancourt é mais do que um ato de humanitarismo. Ela é uma figura que significa a paz, a justiça social e o bem-estar da Humanidade. O povo da Colômbia e as nações do mundo querem Ingrid viva!
O texto mereceu 12 comentários de pessoas que lêem diariamente este blog e me honram com seus comentários. Vou publicar alguns.
1 - “O Brasil, assim como todos os países democráticos, devem pressionar as FARC e o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, para a libertação imediata de Ingrid Betancourt. A morte da ativista verde colombiana será uma tragédia para todos.”
2 – “Não pode haver demora! Ingrid Betancourt deve voltar ao convívio de todos o mais rapidamente possível!”
3 – “Ingrid Betancourt foi uma pioneira na luta em defesa do meio ambiente na Colômbia. Ela sempre ligou a questão ambiental à questão social e à manutenção dos direitos de cidadania. Sua libertação, pelas FARC, é uma questão humanitária. Ela sofre muito, sequestrada há mais de 6 anos.
4 – “Ingrid Betancourt livre!”

publicado por Unknown em 4.7.08



13 Comments:

  • Finalmente Ingrid Betancourt está livre do infame cativeiro! Viva a vida!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:03 AM  

  • Seis anos de cativeiro! Mas, naquele inferno, Ingrid Betancourt soube se manter digna e com altivez. Se ela fosse brasileira, certamente teria o meu voro para presidente da República.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:04 AM  

  • Concordo com tudo o que você escreveu.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:04 AM  

  • As opiniões dos blogueiros que você transcreveu são comoventes.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:05 AM  

  • As FARC estão liquidadas. Elas perderam o bonde da história.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:05 AM  

  • Ingrid Betancourt é um grande exemplo para todos.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:06 AM  

  • Valeu, André. Ingrid Betancourt merece todo o nosso carinho e solidariedade.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:06 AM  

  • A Colômbia precisa encontrar a paz e o entendimento entre todos os seus filhos. Ingrid Betancourt pode ajudar a conseguir isso.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:07 AM  

  • Quero Ingrid Betancourt para presidente da Colômbia.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 12:26 PM  

  • Tenho acompanhado seus comentários no blog. Gosto deles todos e de sua luta em solidariedade à senadora Ingrid Betancourt.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 12:49 PM  

  • Tenho acompanhado o dia a dia da senhora Ingrid Betancourt depois que ela saíu do longo e triste cativeiro. Felizmente agora parece que ela caiu na real: está criticando o presidente de seu país, Álvaro Uribe, que tem tanta culpa no cartório quanto às FARC.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 12:21 PM  

  • Espero que a senhora Ingrid Betancourt seja presidente da Colômbia. Se lá tivesse nascido e lá vivesse, certamente eu votaria nela.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 12:22 PM  

  • Concordo inteiramente com as opiniões. Tua e das pessoas que fizeram os comentários.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:03 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger