Andre Lazaroni

segunda-feira, maio 05, 2008

O ritmo de desmatamento na Amazônia voltou a crescer nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, ameaçando a tendência de queda apresentada desde 2005. Informações divulgadas pela Ong Imazon, com sede em Belém, indicam que no Pará e no Mato Grosso, quase 220 quilômetros quadrados de mata foram postos abaixo, o triplo do mesmo período do ano passado. O Imazon confirmou o que o Greenpeace vem observando em seus sobrevôos periódicos sobre a região, amparados em imagens de satélite: as motosserras devastam a Amazônia até mesmo em meses de chuva, período em que tradicionalmente a derrubada de florestas é bem menor, e não se intimidaram com as medidas de repressão anunciadas pelo governo federal.
“Tanto os dados do Imazon como os apresentados pelo sistema Deter, do Inpe, mostram que o desmatamento no primeiro trimestre chegou a níveis alarmantes”, disse Paulo Adario, coordenador da campanha da Amazônia, do Greenpeace. Os dois órgãos, o Inpe (do governo), e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), monitoram o desmatamento mensal no Brasil através da análise de imagens de satélite. Tanto o SAD, do Imazon, quanto o Deter, do Inpe, são sistemas ágeis, que utilizam imagens de satélite de baixa resolução e fornecem dados freqüentes sobre a cobertura vegetal da região. Segundo Paulo Adario, os próximos meses – maio, junho e julho – serão críticos, já que é este é o perído de maior destruição da floresta.

publicado por Unknown em 5.5.08



5 Comments:

  • Se o governo não reagir de forma decisiva, não mais sobrará Amazônia dentro de pouco tempo. E para reagir, é preciso levar polícia bem armada.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:28 PM  

  • O Ministério da Agricultura e os governos do Pará, Mato Grosso, Amazonas e dos demais estados do norte logo vão desmentir esse novo desmatamento continuado. É assim que sempre fazem. E a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, vai continuar calada?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:30 PM  

  • Pobre Amazônia. O poder destruidor do homem é maior do que a nossa imensa floresta verde.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:31 PM  

  • Cada notícia dessas que chegam ao exterior ajudam a sujar mais ainda o nome do nosso país. Até quando seremos chamados de vilões da natureza?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:32 PM  

  • O Inpe e as Ongs Imazon e Greenpeace têm a maior credibilidade. Prefiro acreditar neles do que nos desmentidos das chamadas autoridades constituídas.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:33 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger