Andre Lazaroni

terça-feira, abril 29, 2008

Realizou-se em Fortaleza, Ceará, a 51ª reunião extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, quando foi discutida a importância de se preservar a Caatinga, com destaque para a sua diversidade biológica e cultural e os aspectos humanos e sociais que o bioma representa. O debate envolveu a Caatinga e as mudanças climáticas já que esse bioma, ao lado da Floresta Amazônica, será cada vez mais impactado pelo fenômeno, segundo estudos encomendados pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2004. Para o MMA, é preciso uma ação muito enérgica dos governos e da sociedade para se produzir medidas de mitigação e, ao mesmo tempo, de adaptação ao processo de mudança do clima.
A secretária de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, que participou dos debates, informou em sua palestra que o governo estuda a criação de novas unidades de conservação federais no bioma Caatinga, que deverão representar um milhão de hectares nos próximos dois anos. Segundo ela, os processos estão em fase adiantada de negociações. “Devemos dar um salto de mais de 25% de áreas protegidas no bioma”, afirmou. Atualmente cerca de 4%, dos 800 mil hectares de Caatinga, são protegidos por unidades de conservação federais. A região da Caatinga é considerada a mais rica em biodiversidade das regiões semi-áridas do mundo, ocupando 11% do Brasil (região nordeste e norte de Minas Gerais), onde vivem cerca de 27 milhões de pessoas. Sua biodiversidade ajuda na sobrevivência de grande parte da população do semi-árido.

publicado por Unknown em 29.4.08



8 Comments:

  • Tanto quanto a Amazônia e o Pantanal, a Caatinga é uma importante região brasileira seriamente ameaçada. Temos que protegê-la.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:09 PM  

  • Sou nordestino, de Pernambuco, e sei o quanto vale a Caatinga. Sem ela, o Nordeste não é o Nordeste.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:10 PM  

  • Daqui a pouco a Caatinga será apenas uma lembrança em nossa memória. Depois, haverá um imenso deserto...

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:48 PM  

  • A Caatinga ocupa quase 10% das terras brasileiras, num total de 736.833 km2. Não merece maior atenção esse amplo pedaço da natureza que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, leste do Piauí e norte de Minas Gerais?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:52 PM  

  • A caatinga é tão importante quanto a amazônia. Ela deve ser tratada com muita atenção, sob pena de desaparecimento, como é a ameaça que hoje paira sobre a amazônia e o pantanal.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 8:33 PM  

  • A Caatinga, como muitos pensam, não é uma região árida, sem nada o preste. Nela existem ilhas de umidade e solos bastante férteis.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 8:34 PM  

  • Sabem o que vive na Caatinga? A ararinha-azul, bela ave em vias de extinção.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 8:35 PM  

  • SOU MINEIRO, E SEI DA IMPORTÃNCIA DA CAATINGA. ESSA VEGETAÇÕ É TÃO IMPORTANTE QUANTO OUTRA QUALQUER MAS CERTAS PESSOAS NÃO PENSAM ASSIM E ENQUANTO ELLES NÃO PERCEBEREM A FALTA QUE ELA FAZ ELES NÃO VÃO PARAR DE DESTRUI-LA!
    DEVEMOS CUIDAR DE NOSSAS MATAS E NÃO DEPEDA-LAS!!!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 2:57 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger