segunda-feira, abril 07, 2008
Liberdade já para Ingrid Betancourt
A ex-senadora e ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt, há seis anos refém dos guerrilheiros das FARC, está com a saúde cada vez mais debilitada. Familiares, amigos, políticos e jornalistas que em todo o mundo dão cobertura ao seu calvário dizem que ela pode morrer a qualquer momento.
Em 2003, no primeiro discurso que fiz da tribuna da Alerj, comentei a tragédia pessoal de Ingrid Betancourt, uma militante verde em defesa do meio ambiente e dos direitos sociais. Solicitei às autoridades de Brasília, em especial ao Itamaraty, que colocassem em ação o prestígio brasileiro para libertar a política franco-colombiana.
À época de seu seqüestro, em 2002, Ingrid percorria o território colombiano em campanha presidencial, sob a legenda do Partido Verde Oxigênio. Lá, como aqui, as desigualdades sociais são imensas e a floresta amazônica vai sendo devastada pelos grandes conglomerados agrícolas e fazendas de criação de gado.
A libertação imediata de Ingrid Betancourt é mais do que um ato de humanitarismo. Ela é uma figura que significa a paz, a justiça social e o bem-estar da Humanidade. O povo da Colômbia e as nações do mundo querem Ingrid viva!
publicado por Unknown em 7.4.08
12 Comments:
O Brasil, assim como todos os países democráticos devem pressionar as FARC e o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, para a libertação imediata de Ingrid Betancourt. A morte da ativista verde colombiana será uma tragédia para todos.
Publicado por Anônimo , em 5:13 PM
Não pode haver demora! Ingrid Betancourt deve voltar ao convívio de todos o mais rapidamente possível!
Publicado por Anônimo , em 5:14 PM
Ingrid Betancourt foi uma pioneira na luta em defesa do meio ambiente na Colômbia. Ela sempre ligou a questão ambiental à questão social e à manutenção dos direitos de cidadania. Sua libertação, pelas FARC, é uma questão humanitária. Ela sofre muito, sequestrada há mais de 6 anos.
Publicado por Anônimo , em 10:15 AM
Ingrid Betancourt livre!
Publicado por Anônimo , em 10:15 AM
A opinião pública mundial continua estarrecida com a decisão do governo colombiano de não negociar, com as forças rebeladas, a liberação de Ingrid Betancourt.
Publicado por Anônimo , em 10:52 AM
O Lula não pode ficar assistindo de camarote o terrível drama vivido por Ingrid Betancourt. É obrigação do Brasil servir imediatamente de intermediário, como a França faz.
Publicado por Anônimo , em 9:41 PM
Espero que Ingrid Betancourt recupere logo a liberdade para servir a seu povo e a seu país.
Publicado por Anônimo , em 9:41 PM
Morei muitos anos na Colômbia. Vi a ex-senadora Ingrid Betancourt em comício público. Ela é valente e merece melhor sorte.
Publicado por Anônimo , em 10:11 AM
Por quê demora a libertação de Ingrid Betancourt? Ela está quase à morte e não há negociação séria?
Publicado por Anônimo , em 5:58 PM
Você falou tudo. Assino em baixo.
Publicado por Anônimo , em 10:25 AM
Os dias passam e mais se agrava o estado de saúde da senadora Ingrid Betancourt. As FARC são insensíveis a qualquer negociação. Como é que fica?
Publicado por Anônimo , em 10:27 AM
Vi, na televisão, uma entrevista do marido e dos filhos de Ingrid Betancourt. As cenas e o que eles falaram são coisas de cortar o coração. Ela tem que ficar em liberdade imediatamente.
Publicado por Anônimo , em 9:15 AM
Postar um comentário
<< Voltar