Andre Lazaroni

segunda-feira, abril 14, 2008

A cada ano que passa, o Dia Mundial da Água – recentemente comemorado – cresce em importância. As nações se dão conta mais e mais de uma severa advertência feita há mais de 30 anos pelos ecologistas verdes: a água é bem finito. Se não cuidarmos dela, ela desaparecerá.
Vale lembrar que a data foi instituída pela ONU em 1992, por ocasião da histórica conferência realizada nesta Cidade Maravilhosa, a Rio-92. Na mesma conferência foi elaborada e proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Água, que trata o “precioso líquido”, como diziam os antigos, de “a seiva do nosso planeta”.
A legislação brasileira que trata da questão da água tornou-se mais clara e eficiente com a instituição, há onze anos, da Política Nacional de Recursos Hídricos, através da Lei 9.433.
Em se artigo segundo, a lei expõe quais são os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos:
“Assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos;
“A utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;
E “a prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.”
O processo de aplicação da Lei 9.433 é lento e depende da conscientização de cada um de nós. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiça esse recurso.

publicado por Unknown em 14.4.08



4 Comments:

  • Em 5 de junho o mundo vai comemorar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Será uma ótima oportunidade para as pessoas pensarem na proteção extrema dos recursos da natureza, em especial a água.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:15 AM  

  • O brasileiro desperdiça muita água, desde que acorda. Seja na exagerada descarga do banheiro, na lavagem do rosto e no escovamento dos dentes. E por aí vai. E lavar o carro no fim de semana? E lavar a calçada todos os dias? Um dia ela vai acabar mesmo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:20 PM  

  • A importância da economia de água deveria ser ensinada às criancinhas desde que elas começassem a andar. Quando adultas, elas saberiam como proceder na vida para zelar pela economia da água tão preciosa.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:22 PM  

  • Acho que há mais consciência hoje em dia sobre a economia da água.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:22 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger