quinta-feira, maio 15, 2008
Marina Silva deixa o Ministério de Lula
A senadora Marina Silva, primeira ministra a ser escolhida pelo presidente Lula, em 2002, ainda na formação do gabinete governamental, num dia emblemático para a história brasileira: 13 de maio. Na data se comemora a assinatura, pela princesa Isabel, em 1888, da Lei Áurea, que tornou livres – ainda que tardiamente – os escravos. Parece que, com seu gesto, Marina Silva também se libertou de um fardo pesado, a gestão, durante 6 anos, do Ministério do Meio Ambiente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre apontou a ambientalista Marina Silva como sua ministra-símbolo. Mas apesar dos salamaleques presidenciais, a ministra foi constantemente passada para trás nas grandes e graves decisões tomadas nas salas do Palácio do Planalto. A gota d`água final foi a questão da gestão amazônica, que Lula passou para o ministério de Mangabeira Unger.
Antes, foram suas quedas-de-braço com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, sobre o licenciamento ambiental para a nova refinaria da Petrobras no Estado do Rio e a construção de numerosas usinas hidrelétricas.
Como as coisas ficarão com o novo ministro? Por certo que do mesmo jeito que estavam indo com Marina Silva: com o chamado pragmatismo do governo Lula, que se acerta com o grande capital e promete não esquecer as já distantes promessas de campanha.
publicado por Unknown em 15.5.08
8 Comments:
É lamentável.
Publicado por Anônimo , em 9:21 PM
A saida de Marina Silva do Ministério é um fato lastimável.
Publicado por Anônimo , em 9:22 PM
Marina Silva foi um símbolo de um Brasil que preserva o meio ambiente e luta pelo desenvolvimento sustentável.
Publicado por Anônimo , em 9:23 PM
O Minc vai continuar com a linha política de Marina Silva? Então vai sair logo.
Publicado por Anônimo , em 9:24 PM
Sou um antigo admirador de Marina Silva. Sua saída do governo é algo que não deveria ter acontecido. O que é que há Lula?
Publicado por Anônimo , em 9:38 PM
Será que o Minc vai segurar o rojão do meio ambiente? O ministério, como vimos com a saída de Marina Silva, é fraco politicamente.
Publicado por Anônimo , em 9:39 PM
Brilhe no Senado, Marina!
Publicado por Anônimo , em 9:39 PM
Marina Silva é digna do legado de Chico Mendes. O Brasil muito deve a essa lutadora desprendida.
Publicado por Anônimo , em 9:40 PM
Postar um comentário
<< Voltar