segunda-feira, maio 26, 2008
Barack Obama e a Amazônia
O senador Barack Obama, que disputa a indicação, pelo Partido Democrata, à eleição para a Presidência dos Estados Unidos, fez na sexta-feira passada, dia 23 de maio, em Miami, importante discurso sobre a América Latina. O senador falou muito das questões cubana e colombiana/venezuelana e deu destaque ao Brasil. Muita gente ficou preocupada com a fala de Obama. Mas ele, simplesmente, expressou um sentimento que é internacional.
Disse Barack Obama: “a região amazônica, fonte mundial incrivelmente importante contra o aquecimento global, cobre cerca de 60% do Brasil e perdeu cerca de 20% de sua floresta para desenvolvimento, extração de madeira e agricultura.” Nada de mais. Num outro trecho de seu discurso na Flórida, o senador democrata elogiou o desempenho brasileiro na recuperação e estabilidade da economia e na produção de combustíveis renováveis, em especial com o uso da cana-de-açúcar.
publicado por Unknown em 26.5.08
7 Comments:
Acho que Barack Obama não quis interferir em assuntos brasileiros ao comentar a atual situação da Amazônia. Ele demonstrou preocupação com o atual estágio de desmatamento da rica região brasileira e sul-americana.
Publicado por Anônimo , em 9:27 PM
Os americanos não olham para trás, para ver o que fizeram de ruim. Eles gostam é de criticar os outros.
Publicado por Anônimo , em 9:28 PM
Nota 10 para o Obama. Se eu fosse amerricano votaria nele.
Publicado por Anônimo , em 9:28 PM
Obama está certo. Nós não temos um governador, o Blairo Maggi, que diz que não se faz progresso sem desmatamento?
Publicado por Anônimo , em 9:29 PM
Acho que com os democratas no poder lá em Washington a situação do meio ambiente em todo o mundo vai ser mais positiva. A fala do Obama aponta para isso.
Publicado por Anônimo , em 9:30 PM
Não sei porque aqui no Brasil muita gente ficou irritada com o discurso que o Barack Obama pronunciou em Miami. Ele só falou o óbvio...
Publicado por Anônimo , em 9:31 PM
Andre, ao pesquisar este assunto na internet achei esta página.
Infelizmente, senti em suas palavras apoio à ideia de que a Amazonia deveria ser internacionalizada.
Concordo com o Sen. Cristovam Buarque (http://listas.cev.org.br/arquivos/html/cevleis/2003-11/000330.html)
que, se for para dividirmos, que tudo seja dividido, não apenas o nosso.
A Amazonia tem muito recurso, é inocencia achar que eles se preocupam com qualidade ambiental e não com o $ que pode ser extraido de lá. OS EUA não atendem qualquer norma ou protocolo de diminuição emissão de gases, se isto implicar diminuição de suas atividades economicas, então porque seria aceitavel partir deles o interesse pelo cuidado da região?
Dimas Alves
dimasalves arroba gmail com
Publicado por Anônimo , em 11:46 PM
Postar um comentário
<< Voltar