sexta-feira, junho 13, 2008
O etanol é o combustível mais limpo?
A pergunta destes dias, na página inicial do meu site, diz: “o etanol produzido com cana-de-açúcar é o combustível mais limpo?” Duas eram as respostas solicitadas: sim e não. Muitos blogueiros me escreveram, pedindo a colocação de outra resposta: não sei. É que eles se acham pouco informados sobre o etanol.
Vamos aos esclarecimentos de quem sabe, o professor P.C. Neto: o etanol, álcool etílico, é o mais comum dos alcoóis e caracteriza-se por ser um composto orgânico (CH3CH2OH), obtido por meio da fermentação de amido e outros açúcares, como a sacarose existente na cana-de-açúcar, nos açúcares da uva e cevada e também mediante processos sintéticos. É um líquido incolor, volátil, inflamável, solúvel em água, com cheiro e sabor característicos.
Existem diversas utilizações para o álcool etílico como solvente em processos industriais, anti-séptico, conservante, componente de diversas bebidas, em desinfetantes domésticos e hospitalares, solvente de fármacos importantes, na forma de combustível veicular e na produção de energia elétrica. Mais recentemente, o etanol vem sendo considerado um gerador em potencial de biodiesel.
O álcool é menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, o milho é o vegetal mais usado.
O uso de álcool combustível teve seu primeiro ápice no Brasil a partir da década de 70, com a crise de petróleo no mundo e o nascimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 14 de novembro de 1975. O Proálcool incentivava o cultivo da cana-de-açúcar, provia recursos para construção de usinas e tinha como apelo o fato de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, o que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional.
A utilização do álcool como combustível em carros de fabricantes nacionais atingiu seu pico em 1986 junto com o popular Fiat 147, mas os produtores acabaram preferindo vender sua matéria-prima para produção de açúcar em vez de álcool por causa dos preços, o que, junto com a queda do preço do petróleo, ajudou a levar o programa ao fracasso. Vale lembrar, no entanto, que, desde o começo do programa Proálcool, o Brasil economizou mais de US$ 180 bilhões com as importações de petróleo e juros pagos aos credores.
Em 2007 no Brasil, 43% dos automóveis já eram movidos a álcool, incluindo os de motores flex. Nos Estados Unidos, a mistura etanol-gasolina (E85), a única ainda comercializada no país, corresponde a 8% do mercado de combustível. De acordo com o American Petroleum Institute, os Estados Unidos consomem quase 25 vezes mais gasolina que o Brasil, o que faz com que a troca de um combustível pelo outro seja quase impossível em curto prazo, principalmente se considerarmos a vontade de políticos americanos de não depender da produção externa de milho ou cana-de-açúcar para a produção de etanol.
O álcool no Brasil é usado também como aditivo à gasolina na porcentagem de 20% a 25%, por força de lei. Nesse caso é o álcool anidro (sem água), de especificação mínima 99,3° INPM (por peso), enquanto o álcool fornecido nos postos é o hidratado, de 92,6° a 93,8° INPM. Dos 25 bilhões de litros de gasolina consumidos anualmente, cerca de 6 bilhões de litros são de álcool anidro. Nos Estados Unidos tal mistura, mas a 10%, é disponível em alguns estados e se chama gasohol. O professor P.C. Neto é fera em etanol!
publicado por Unknown em 13.6.08
18 Comments:
Esse professor P.C. Neto é feríssima! Gostei muito das explicações. Mário Genaro Amatto.
Publicado por Anônimo , em 4:17 PM
Minha resposta é sim!
Publicado por Anônimo , em 4:17 PM
O Brasil deve se precaver, e muito, contra a ação das grandes multinacionais de petróleo, de inviabilizar o etanol. E como podem fazer isso? "Desmoralizando" o novo combustível, "argumentando" que ele faz piorar a produção de alimentos no mundo.
Publicado por Anônimo , em 12:19 PM
Etanol rima com futuro.
Publicado por Anônimo , em 12:19 PM
Estou a favor do etanol. Ele é mais limpo.
Publicado por Anônimo , em 12:20 PM
O etanol pode dar à Patrrobras e outras empresas brasileiras um poderio fantástico. Tudo ao etanol.
Publicado por Anônimo , em 12:20 PM
Acho o etanol fenomenal. Vai dar muito dinheiro ao Brasil.
Publicado por Anônimo , em 5:27 PM
O esclarecimento sobre o etanol é magnífico.
Publicado por Anônimo , em 5:27 PM
Se o mundo está de olho, o etanol é bom. Quanto mais combaterem o etano mais eu acharei que esse nosso produto da cana-de-açúcar é o futuro em matéria de combustível.
Publicado por Anônimo , em 5:51 PM
Tenho dúvidas quanto ao etanol. Será que o Brasil não desmatará mais e mais o cerrado e as terras da Amazônia?
Publicado por Anônimo , em 5:52 PM
O etanol é o melhor combustível.É limpo e não agride o meio-ambiente.
Publicado por Anônimo , em 5:52 PM
Nada substitui a gasolina. O mundo tem reservas para centenas e centenas de anos. Prova disso são as descobertas de grandes poços que a Petrobras faz mensalmente.
Publicado por Anônimo , em 5:53 PM
Já não tenho nenhuma dúvida. O etanol é o combustível ideal!
Publicado por Anônimo , em 5:57 PM
O Brasil tem que transformar o etanol como seu combustível estratégico e fundamental.
Publicado por Anônimo , em 12:21 PM
Realmente o cara é o rei da informação sobre o etanol. Fiquei superinformado e me transformei num defensor de primeira do etanol.
Publicado por Anônimo , em 12:23 PM
Estou enturmado sobre o assunto.André, repita sempre essa experiência: mostre como as coisas são, para que nós possamos ter uma visão completa delas. Abraços do Maurício, seu eleitor de Copacabana.
Publicado por Anônimo , em 4:12 PM
O etanol brasileiro, feito a partir da cana-de-açúcar, vai conquistar o mundo. O etanol de milho, dos Estados Unidos, não está com nada!
Publicado por Anônimo , em 4:13 PM
O etanol, como tudo o que é feito pela indústria, tem um preço a pagar ao meio ambiente e à situação social do país. Olho vivo nessa turma!
Publicado por Anônimo , em 4:14 PM
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