Andre Lazaroni

segunda-feira, junho 09, 2008

Uma informação e um comentário. Estão recomeçando as ações federais de combate ao desmatamento na Amazônia, exatamente agora no período de estiagem, quando as práticas desses crimes ambientais ficam favorecidas. O Ministério do Meio Ambiente e a Polícia Federal definiram o cronograma da terceira etapa da Operação Arco de Fogo e anunciaram que ela passará a contar, além de agentes da Polícia Federal e do Ibama, com o apoio da Polícia Rodoviária e do Exército, chamado especialmente para prestar apoio logístico no transporte, armazenamento e guarda, em suas instalações, dos bens ilegais como madeira, grãos ou gado que venham a ser apreendidos.
Nesta fase da operação de repressão aos crimes ambientais na Amazônia serão fiscalizadas as vias de escoamento de produção, como estradas, especialmente nos entroncamentos, e hidrovias. As unidades federais inspecionarão indústrias, madeireiras, frigoríficos e siderúrgicas. Ficou também acertado que será dada prioridade a grandes operações e casos exemplares. A Operação Arco de Fogo, em suas etapas iniciais, desde março, embargou 359 áreas, que somam 63 mil hectares de terra; apreendeu 79.300 m3 de madeira em tora e 26.700 m3 de madeira processada ilegalmente em serrarias; e aplicou R$ 361 milhões em multas.
O comentário: a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, que tenho a honra de presidir, comemorou, há pouco, de forma festiva, mas com uma ponta de preocupação, o Dia e a Semana Mundial do Meio Ambiente. Recordamos que, num dia já distante na história, em 1972, delegações de vários países, entre eles o Brasil, decidiram aprovar numa reunião realizada em Estocolmo, Suécia, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), promulgar uma declaração mundial, recomendar a criação do Programa Internacional de Educação Ambiental (Piea) e criar o dia e a semana de comemorações.
Há 36 anos, as graves questões ambientais já eram vistas como denúncias preocupantes. O artigo 19 da Declaração Mundial sobre o Meio Ambiente Humano, então assinada, já dizia expressamente: “é indispensável um trabalho de educação em questões ambientais, visando tanto às gerações jovens, como os adultos, dispensando a devida atenção aos setores menos privilegiados, para assentar as bases de uma opinião pública bem informada.” Vamos cuidar do meio ambiente como um bem comum, indispensável e fundamental a todos.

publicado por Unknown em 9.6.08



9 Comments:

  • Passei pelo calçadão de Ipanema-Leblon na manhã do domingo e vi o evento que vocês fizeram em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Gostei muito. Ganhei uma pequena muda de pau-brasil que já plantei em lugar de honra no jardim da minha casa.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:40 PM  

  • A Operação Arco de Fogo não pode parar. Só com força militar é que o desmatamento e a rapina na Amazônia serão estancados.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:41 PM  

  • O capitalismo jamais vai abandonar o chão da Amazônia. Esse solo, que antes se pensava ruim para o plantio de alimentos e para a criação de gado, é bom. E vai ser devastado dia a dia. Quem viver, verá.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:12 PM  

  • Não acho que a Operação Arco de Fogo dará resultado positivo. Em que deu a primeira operação? Na prisão de meia dúzia de pequenos desmatadores ...

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:13 PM  

  • Gostei da promoção da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa no Leblon. Repitam a experiência!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:14 PM  

  • É na criança que está a salvação do mundo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:07 PM  

  • Estou muito velho para acreditar em promessas.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:07 PM  

  • Você e sua equipe fizeram um belo trabalho na orla do Leblon. Vi e gostei muito.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:08 PM  

  • Quem nos salva de gente como Blairo Maggi?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:09 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger