quinta-feira, julho 24, 2008
Usina Angra 3 vai ser construída
O governo vai construir, e de maneira rápida, mais uma usina nuclear – Angra 3 – na mesma área de Angra dos Reis. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), concedeu a licença para o empreendimento, com 65 condições específicas e gerais, entre elas a obrigatoriedade de se construir um depósito para o armazenamento dos rejeitos radioativos. Atualmente, o lixo nuclear das usinas Angra 1 e Angra 2 é acondicionamento em piscinas de resfriamento, no interior dos próprios estabelecimentos de energia nuclear.
Setores da sociedade civil organizada, entre eles o Movimento Greenpeace, reagiram negativamente à decisão do governo federal, favorável à construção de Angra 3. Anunciou o Greenpeace: “o aval técnico do órgão para a construção da terceira usina nuclear brasileira é uma afronta à Constituição Federal e ao contribuinte brasileiro, que pagará os bilhões dessa conta. Roberto Messias, novo presidente do Ibama, mal chegou e já trouxe más notícias aos brasileiros.”
Afirmou mais o Greenpeace: “Angra 3 ganhou licença ambiental prévia e suas obras poderão ser iniciadas. Na tentativa de justificar tamanho descalabro, o governo fez uma lista de 60 condicionantes à Eletronuclear, empresa responsável pelo projeto. Mas por mais benéficas que sejam as exigências, como o investimento na manutenção do Parque Nacional da Serra da Bocaina e no saneamento básico de Angra dos Reis e Paraty, elas não compensam a construção de uma terceira usina nuclear na região.”
As obras de Angra 3 terão início no mês de setembro. Haja pressa. Isso é uma imposição do capitalismo, cada vez mais veloz e desenvolvido no Brasil, especialmente com iniciativas feitas com dinheiro estrangeiro.
publicado por Unknown em 24.7.08
12 Comments:
Essa decisão é um retrocesso lamentável. Espero que a opinião pública reaja contra esse absurdo.
Publicado por Anônimo , em 10:35 AM
Notícia triste. Por que não aproveitar recursos dos rios, que são mais do que abundantes no Brasil?
Publicado por Anônimo , em 10:36 AM
Sem palavras...
Publicado por Anônimo , em 10:36 AM
A França, onde há pouco ocorreu um grave acidente numa usina nuclear, não mais vai construí-las. Por que o Brasil insiste nisso?
Publicado por Anônimo , em 10:37 AM
E o Minc? Apóia isso mesmo?
Publicado por Anônimo , em 10:38 AM
Angra 3 é uma necessidade básica. Estudos mais do que comprovam que as usinas nucleares são seguras e limpas. Os acidentes são poucos.
Publicado por Anônimo , em 10:39 AM
O Carlos Minc rasgou sua biografia?
Publicado por Anônimo , em 10:39 AM
Já não bastam as Angras 1 e 2 que sempre apresentam problemas operacionais? Por que mais um monstrengo atômico?
Publicado por Anônimo , em 10:40 AM
O Greenpeace merece todo o nosso apoio em mais esta campanha.
Publicado por Anônimo , em 10:41 AM
A ONG Greenpeace vai, mais uma vez, ver toda a sua luta ir por água abaixo. Além de não contar com a solidariedade de outras organizações da sociedade civil, o Greenpeace enfrenta um adversário extremamente forte: o lobby dos empresários junto ao governo federal.
Publicado por Anônimo , em 10:43 AM
Angra 3 tem que ser construída logo. E outra deve ser construída no nordeste do Brasil, para aliviar o que ameaça ser uma ameaça de falta de energia local.
Publicado por Anônimo , em 10:44 AM
E o Ibama, hein? Quem diria! Concedeu licença para a construção de Angra 3 a toque de caixa!
Publicado por Anônimo , em 10:46 AM
Postar um comentário
<< Voltar