Andre Lazaroni

quarta-feira, julho 30, 2008

A sociedade civil organizada reage de maneira contrária à construção da usina nuclear Angra 3, no município de Angra dos Reis. A reação da opinião pública em geral, porém, não anda no mesmo passo. As pessoas em geral não deram conta da licença que a empresa estatal Eletronuclear recebeu para fazer o empreendimento que, em outros tempos, estaria com destaque em toda a mídia. A Eletronuclear terá de apresentar uma solução definitiva para a disposição final dos rejeitos de alta atividade antes do início da operação da unidade.
Coloquei uma pergunta em meu site, solicitando a opinião dos leitores sobre a importante obra de engenharia. A esmagadora maioria dos consultados foi contra o licenciamento concedido pelo Ibama. Como descrevi acima, esses votantes no site são pessoas com opinião formada e que estão sempre antenados com as questões políticas e do meio ambiente. O tratamento dos rejeitos é apenas uma das 60 condicionantes da Licença Prévia relativa à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto-CNAAA, a usina Angra 3. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, da lista de exigências feitas à Eletronuclear, outras quatro são consideradas importantes e pioneiras no país.
Uma delas é a contratação de um laboratório - fundação universitária ou empresa independente da Eletrobrás - para fazer o monitoramento da radiação. A empresa responsável pela obra também deverá investir, até o limite de R$ 50 milhões, em saneamento das cidades de Angra dos Reis e Paraty. Como terceira medida, assumir os custos de manutenção e custeio da Estação Ecológica Tamois e do Parque Nacional da Serra da Bocaina e, por fim, realizar projetos de educação ambiental nas comunidades. Vamos ver como tudo isso vai caminhar.

publicado por Unknown em 30.7.08



10 Comments:

  • A construção de Angra 3 é um lastimável retrocesso. Países como a Alemanha não só decidiram não construir novas usinas, como vão desativar muitas das que estão em funcionamento. Estamos, sem dúvida, andando para trás.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:31 PM  

  • Sou a favor e ponto.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:31 PM  

  • Angra 3 é mais um fantasma a assombrar nossos dias. Quando é que iremos ser um país sério?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:32 PM  

  • O Brasil cresce muito e, como dizem os industriais, em breve teremos um apagão. A nova usina deve sair do papel para o bem de todos.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:33 PM  

  • Não! É demais! E o Minc, hem? Quem diria...

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:33 PM  

  • A Eletronuclear deveria ser fechada e as usinas desmontadas. Agora vem o governo do Lula e quer construir mais? Depois de Angra 3 vêm as usinas nucçleares do nordeste?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:35 PM  

  • As usinas nucleares vieram para ficar. São limpas e não causam mais acidentes do que os aviões, por exemplo. Contam-se nos dedos os acidentes graves.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:36 PM  

  • O governo tem o meu total apoio.
    Raimundo Nonato Mendes.
    Paraty - Rio de Janeiro

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:37 PM  

  • As usinas nucleares são monstrengos que tiveram seu papel, nos anos 80, 90 e 2000. Agora já se sabe que a energia solar, a eólica e a produzida pelas ondas do mar são o caminho certo para o amanhã em termos de energia.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:38 PM  

  • Estou com o Lula e o Minc. Vamos construir Angra 3!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:39 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger