quarta-feira, julho 30, 2008
A construção de Angra 3 e a opinião pública
A sociedade civil organizada reage de maneira contrária à construção da usina nuclear Angra 3, no município de Angra dos Reis. A reação da opinião pública em geral, porém, não anda no mesmo passo. As pessoas em geral não deram conta da licença que a empresa estatal Eletronuclear recebeu para fazer o empreendimento que, em outros tempos, estaria com destaque em toda a mídia. A Eletronuclear terá de apresentar uma solução definitiva para a disposição final dos rejeitos de alta atividade antes do início da operação da unidade.
Coloquei uma pergunta em meu site, solicitando a opinião dos leitores sobre a importante obra de engenharia. A esmagadora maioria dos consultados foi contra o licenciamento concedido pelo Ibama. Como descrevi acima, esses votantes no site são pessoas com opinião formada e que estão sempre antenados com as questões políticas e do meio ambiente. O tratamento dos rejeitos é apenas uma das 60 condicionantes da Licença Prévia relativa à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto-CNAAA, a usina Angra 3. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, da lista de exigências feitas à Eletronuclear, outras quatro são consideradas importantes e pioneiras no país.
Uma delas é a contratação de um laboratório - fundação universitária ou empresa independente da Eletrobrás - para fazer o monitoramento da radiação. A empresa responsável pela obra também deverá investir, até o limite de R$ 50 milhões, em saneamento das cidades de Angra dos Reis e Paraty. Como terceira medida, assumir os custos de manutenção e custeio da Estação Ecológica Tamois e do Parque Nacional da Serra da Bocaina e, por fim, realizar projetos de educação ambiental nas comunidades. Vamos ver como tudo isso vai caminhar.
publicado por Unknown em 30.7.08
10 Comments:
A construção de Angra 3 é um lastimável retrocesso. Países como a Alemanha não só decidiram não construir novas usinas, como vão desativar muitas das que estão em funcionamento. Estamos, sem dúvida, andando para trás.
Publicado por Anônimo , em 5:31 PM
Sou a favor e ponto.
Publicado por Anônimo , em 5:31 PM
Angra 3 é mais um fantasma a assombrar nossos dias. Quando é que iremos ser um país sério?
Publicado por Anônimo , em 5:32 PM
O Brasil cresce muito e, como dizem os industriais, em breve teremos um apagão. A nova usina deve sair do papel para o bem de todos.
Publicado por Anônimo , em 5:33 PM
Não! É demais! E o Minc, hem? Quem diria...
Publicado por Anônimo , em 5:33 PM
A Eletronuclear deveria ser fechada e as usinas desmontadas. Agora vem o governo do Lula e quer construir mais? Depois de Angra 3 vêm as usinas nucçleares do nordeste?
Publicado por Anônimo , em 5:35 PM
As usinas nucleares vieram para ficar. São limpas e não causam mais acidentes do que os aviões, por exemplo. Contam-se nos dedos os acidentes graves.
Publicado por Anônimo , em 5:36 PM
O governo tem o meu total apoio.
Raimundo Nonato Mendes.
Paraty - Rio de Janeiro
Publicado por Anônimo , em 5:37 PM
As usinas nucleares são monstrengos que tiveram seu papel, nos anos 80, 90 e 2000. Agora já se sabe que a energia solar, a eólica e a produzida pelas ondas do mar são o caminho certo para o amanhã em termos de energia.
Publicado por Anônimo , em 5:38 PM
Estou com o Lula e o Minc. Vamos construir Angra 3!
Publicado por Anônimo , em 5:39 PM
Postar um comentário
<< Voltar