terça-feira, agosto 05, 2008
Governo proíbe cana-de-açúcar na Amazônia
Como diz o ditado, “depois da porta arrombada, vem a tranca.” Agora, o governo federal decidiu que nenhum novo projeto de plantio ou instalação de usina de cana-de-açúcar no Bioma Amazônia será autorizado daqui para frente. Os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura tomaram a decisão, em Brasília, quando da discussão sobre o zoneamento agroecológico da expansão da cana-de-açúcar para produção de etanol. Um levantamento que está sendo executado pela Embrapa, em parceria com instituições do Consórcio ZEE-Brasil como o IBGE e o Inpe, retira as áreas sem aptidão de solo, clima e declividade de 12%, e ainda as que têm vegetação nativa. No caso do Bioma Amazônia, exclui a possibilidade de qualquer novo projeto, mas mantém as usinas já licenciadas, em número de três.
No caso do Pantanal, o zoneamento exclui totalmente a planície pantaneira, porém mantém a possibilidade de cultivo no planalto, onde já existem áreas consolidadas de produção há mais de dez anos. Nesse caso, a determinação é que migrem para o sistema de plantio direto, menos agressivo ao solo. De acordo com o zoneamento, há áreas mais que suficientes para expansão da produção em outros biomas sem que seja necessário derrubar nenhuma árvore. É estimada em 30 milhões de hectares a área que poderá ser destinada para o plantio da cana exclusivamente para produção de etanol. Para dobrar a produção atual de etanol, que hoje é de 20 bilhões de litros/ano, são necessários 7 milhões de hectares, o que garante uma margem confortável para o aumento da produção.
publicado por Unknown em 5.8.08
5 Comments:
Depois de muita grita, e grita de peso, grita nacional e internacional, o governo proibe a instalação de usina de cana-de-açúcar na Amazônia. Isso vai adiantar?
Publicado por Anônimo , em 11:22 PM
Sou mais do que pessimista. A Amazônia já era.
Publicado por Anônimo , em 11:23 PM
O governo brasileiro agiu tarde, como sempre. Duvido que os plantadores de cana vão respeitar essa decisão.
Publicado por Anônimo , em 11:23 PM
Parabéns ao Ministério do Meio Ambiente. Boa conquista, boa medida. O Brasil agradece.
Publicado por Anônimo , em 11:24 PM
Será que alguém vai respeitar esse ato do governo Lula? Sou cético quanto a isso.
Publicado por Anônimo , em 11:24 PM
Postar um comentário
<< Voltar