segunda-feira, setembro 08, 2008
Brasil vai proteger recifes de coral
O presidente da República deve assinar, nos próximos dias, decreto que cria a Iniciativa Brasileira para a Conservação dos Recifes de Coral e que torna os mares brasileiros santuários de baleias. Informação do Ministério do Meio Ambiente indica que o litoral e o mar brasileiros estão cada vez mais ameaçados e pouco defendidos. Só 0,5% do nosso mar territorial têm área protegida contra 20% das áreas de terra. O Brasil vai ampliar para 10% as áreas do mar protegidas.
Em 2009, estarão concluídos os mapas de sensibilidade ao óleo do litoral, para prevenção de acidentes e orientação para localização de equipamentos e rotas de petrolíferos. Além dos recifes de corais o MMA, o Ibama e o Instituto Chico Mendes vêm trabalhando em diversas outras frentes de conservação da biodiversidade marinha e no desenvolvimento de projetos para a conservação de peixes considerados ameaçados de extinção, como o mero, na agregação reprodutiva de peixes e a proibição da pesca em determinados períodos.
publicado por Unknown em 8.9.08
5 Comments:
Eu mesmo vi em regiões marítimas do Nordeste: há um desaparecimento progressivo de recifes de coral.Um grande crime ambiental que estamos praticando.
Publicado por Anônimo , em 11:01 AM
O Instituto Chico Mendes tem feito bom trabalho pelo Brasil. Esse é mais um grande desafio para a instituição que leva o nome do grande brasileiro e líder seringalista.
Publicado por Anônimo , em 11:04 AM
Com o país empenhado na soberania brasileira no mar, com a Amazônia Azul, a proteção dos recifes de coral é medida de extrema importância. Estou com o Ministério do Meio Ambiente nessa empreitada!
Publicado por Anônimo , em 11:06 AM
No mar está o futuro da humanidade. Deixar que os recifes de corais morram equivale a perder
um bem geográfico como o Pantanal. Fico feliz com a medida.
Calixto Xerez. Piedade. Rio de Janeiro.
Publicado por Anônimo , em 9:50 PM
Aplausos para a iniciativa do presidente Lula e pela divulgação da defesa dos recifes de coral. Eles são fundamentais para a natureza marítima.
Publicado por Anônimo , em 7:47 PM
Postar um comentário
<< Voltar