Andre Lazaroni

sábado, maio 14, 2011



Deus queira que o Haiti, um dos países mais pobres do mundo, comece seu reencontro com a paz social, o bem-estar de seu povo e o desenvolvimento econômico a partir de hoje, sábado, 14 de maio. O presidente eleito do Haiti, Michel Martelly, de 50 anos, toma posse em clima de muita esperança.

O Brasil está muito próximo do Haiti. Mais de uma vez, em meus relatos a vocês, tenho dito – lembrando os versos de Caetano Veloso – que o Haiti é aqui. Isso mesmo. Milhares de brasileiros estão neste momento em Porto Príncipe, capital haitiana e em outros pontos do país, mantendo a paz e trabalhando na reconstrução de casas, bairros e estradas, aeroportos e outras obras de infraestrutura.

Conhecido popularmente como Sweet Micky, ou Doce Micky, Michel Martelly construiu uma sólida carreira artística como cantor popular. Na presidência da República, ele terá pela frente o desafio da reconstruir um país arruinado, que teve a situação agravada depois do terremoto de 12 janeiro de 2010 que matou cerca de 200 mil pessoas, e que vive ainda sob a epidemia de cólera.

Durante a campanha, Michel Martelly demonstrou a intenção de não só reconstruir o Haiti como também buscar a consolidação das instituições públicas do país e a execução de programas sociais, que estimulem a geração de emprego, um dos principais problemas da sociedade haitiana.

Às vésperas da cerimônia de posse do presidente, a capital do Haiti, Porto Príncipe, passou por uma faxina: as ruas foram varridas e as fachadas de alguns prédios públicos e privados pintadas. Porém, muitos haitianos ainda vivem de forma provisória em alojamentos, depois de perderem as casas por causa do terremoto.

O novo presidente vai suceder René Préval que teve dois mandatos e foi também primeiro-ministro. Préval enfrentou o momento mais grave da história do Haiti dos últimos 50 anos em decorrência do terremoto e dos problemas que se seguiram. O país enfrenta ainda os problemas causados pelas gangues, que ocupam áreas estratégicas da capital, e a falta de emprego, que também acentua a violência. (Com agencias Brasil e Lusa)

publicado por André Lazaroni em 14.5.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger