Andre Lazaroni

quarta-feira, maio 04, 2011


Uma tragédia brasileira acaba de ser revelada por estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma vergonha nacional! Cerca de 16 milhões e 200 mil pessoas, idosos, adultos, jovens e crianças, são extremamente pobres, o equivalente a 8,5% da população.

O IBGE fez a estimativa a partir da linha de extrema pobreza definida pelo governo federal. Os dados foram divulgados ontem (3/5), em Brasília. A linha estipula como extremamente pobres as famílias com renda per capita de até 70 reais por mês.

Esse parâmetro será usado para a elaboração das políticas sociais, como o Plano Brasil sem Miséria, que deve ser lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). De acordo com a ministra Tereza Campello, o valor definido é semelhante ao estipulado pelas Nações Unidas.

Para levantar o número de brasileiros em extrema pobreza, o IBGE levou em consideração, além do rendimento, outras condições como a existência de banheiros nas casas, acesso à rede de esgoto e água e também energia elétrica. O instituto também avaliou se os integrantes da família são analfabetos ou idosos.

Dos 16 milhões e 200 mil brasileiros em extrema pobreza, quase 5 milhões não tem nenhuma renda e 11 milhões e 400 mil tem rendimento per capita de 1 a 70 reais. Vou repetir os últimos números: renda de 1 a 70 reais!...

Livrar o Brasil dessa tragédia que está aos olhos de todos, nas ruas, nas favelas, nos sinais de trânsito, nas palafitas e mocambos, também é responsabilidade de todos nós!

publicado por André Lazaroni em 4.5.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger