Andre Lazaroni

segunda-feira, abril 25, 2011


Vale a pena comentar de novo notícia de grande importância para todos os cariocas e fluminenses. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) lança hoje (25/4), em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

Este ano, além dos idosos e povos indígenas, a imunização foi estendida às gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e trabalhadores da Saúde.

A meta é vacinar 80% das pessoas que formam este público no Estado, estimado em cerca de 3 milhões de pessoas. O imunizante será aplicado nos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses, e a campanha se estende até o dia 13 de maio.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamotto, o estado contará com 1.300 postos de vacinação. No total, devem ser imunizados cerca de 2 milhões de idosos, 195 mil gestantes, 323 mil crianças com idades entre 6 meses a 2 anos, além de indígenas e trabalhadores da Saúde.

Disse ela: “a vacina imuniza contra a gripe sazonal e o vírus H1N1, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas em período diferente”. A subsecretária ressaltou que crianças menores de 2 anos serão imunizadas em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses.

Idosos que vivem em asilos e não podem ir a um posto de saúde devem solicitar à Secretaria de Saúde de seu município a visita de um agente para que a vacinação seja feita em domicílio.

Esta é a 13ª campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. Estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia.

Contra-indicação

As únicas contra-indicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade.

Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Para quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar.

O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada.

Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus influenza.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil.

Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações.

As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

publicado por André Lazaroni em 25.4.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger