quinta-feira, abril 07, 2011
Ter atividade física é fundamental
Parabéns, cariocas e fluminenses! Ontem, 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física, a ordem era malhar! E foi o que milhares de pessoas fizeram, para o próprio bem-estar! A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve, este ano, o lema o “Juntos para uma vida ativa e feliz”.
Assim, a OMS busca estimular a população para práticas saudáveis e contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida. E agindo nesse sentido, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil alerta para a importância da prática de atividades físicas regulares como prevenção ao sedentarismo, uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e obesidade.
A clínica geral do Hospital Estadual Eduardo Rabelo, Lea de Carvalho explicou: “uma pequena mudança nos hábitos, como caminhar até o trabalho ou subir e descer escadas, é capaz de promover melhorias na saúde e na qualidade de vida. É importante que as pessoas estejam conscientes dos benefícios da prática equilibrada de exercícios físicos para a própria saúde”.
Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil manteve bem ativas as atividades da Academia Carioca da Prefeitura, que buscam motivar os usuários dos serviços de saúde a praticarem atividades físicas regularmente. As academias já funcionam em diversos postos, distribuídos em todas as regiões da cidade.
Cada uma delas conta com 10 aparelhos que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia dos usuários. Entre os benefícios da prática regular de exercícios estão o fortalecimento e proteção dos ossos e das articulações, manutenção do peso e da porcentagem de gordura corporal, melhora do diabetes Mellitus ao diminuir a taxa de glicemia, e auxílio no tratamento das doenças cardiovasculares ao diminuir o mau colesterol (LDL).
Além disso, ajuda na redução da ansiedade e do estresse e na recuperação da auto-estima e do humor. Toda prática de exercícios físicos deve ser indicada e acompanhada por profissionais qualificados como médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física.
Para os iniciantes, a avaliação médica inicial deve ser obrigatória, principalmente para portadores de doenças crônicas ou cardiovasculares. E para quem quer perder peso, um médico nutricionista poderá indicar uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e fibras, associada ao exercício físico.
A médica Lea de Carvalho acrescentou: “a escolha do exercício ideal deve levar em conta as particularidades de cada indivíduo, como o estado de saúde, o nível de condicionamento físico, objetivos perante a prática dos exercícios e afinidades pessoais. Por isso, a importância do acompanhamento de profissionais qualificados”.
O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas Centra-Rio, em Botafogo, promove, às segundas-feiras, aulas de alongamento, das 9h às 10h, e aulas de iniciação ao Tai Chi Chuan, das 10h às 11h. Às sextas-feiras, das 9h às 10h, a unidade realiza oficina de Tai Chi Chuan para pacientes em tratamento e seus familiares na Escola de Formação em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Rua da Passagem, 179, Botafogo).
As atividades físicas são também de grande importância para a saúde do idoso. Por este motivo, o Hospital Estadual Eduardo Rabelo, em Campo Grande, promove às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h, diversas atividades físicas para os idosos inscritos no Centro-Dia. Em média, 50 alunos participam das atividades, entre elas caminhadas, aulas de relaxamento muscular, dança, voleibol, reeducação postural global (RPG), entre outras.
Segundo a professora de Educação Física responsável pelas atividades no hospital Eduardo Rabelo, Deise Cardoso, é importante envelhecer de maneira saudável.
Afirmou ela: “através da prática de exercícios físicos percebemos melhoras significativas na saúde dos idosos, como a auto-estima, a autoconfiança, além da diminuição das dores articulares e dos problemas respiratórios. As atividades contribuem ainda para a integração e socialização dos idosos”.
Segundo a professora Deise Cardoso, antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa que permitirá a indicação da atividade adequada. Para os indivíduos com patologias já instaladas, a prática de exercícios orientados é capaz de controlar a doença, evitar sua progressão e reabilitar o paciente.
Voltado para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários, o PAM Coelho Neto desenvolve o projeto Saúde em Movimento. As atividades acontecem no Polo Integrado com a Comunidade (PIC), anexo à unidade, na Rua Araçatuba, 233, Praça Coelho Neto.
Através do projeto, a unidade desenvolve aulas de ginástica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, e dança aeróbica, de segunda a sexta, das 9h às 10h. Todas as pessoas interessadas em participar devem ter idade igual ou superior a 18 anos e devem ser moradores da comunidade ou em seu entorno. O projeto é totalmente gratuito e a inscrição pode ser feita na própria unidade (PIC).
Estes são os benefícios da atividade física:
Aumenta a massa muscular
Aumenta a resistência e a força muscular
Ajuda a relaxar, melhorando a qualidade do sono
Auxilia no controle do peso
Reduz o risco de fraturas relacionadas à osteoporose e reduz o tempo de tratamento dela
Diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes Mellitus e dislipidemias (aumento do mau colesterol e triglicerídeos)
Reduz a depressão, o estresse e a ansiedade
Melhora a auto-estima e o humor
publicado por André Lazaroni em 7.4.11
0 Comments:
Postar um comentário
<< Voltar