sábado, abril 02, 2011
Inpe testa satélite que vai ao espaço
Missão cumprida! Já está na Vandenberg Air Force, base de lançamentos americana localizada na Califórnia, o satélite SAC-D/Aquarius, de fabricação argentina e americana, que foi testado durante meses no Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
Ao longo da campanha, mais de trezentos profissionais estrangeiros trabalharam nas instalações do LIT/Inpe, o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas.
Dado o tamanho do satélite e de seus equipamentos de apoio, a operação de transporte do LIT/INPE até o aeroporto de São José dos Campos foi feita em duas fases, entre os dias 25 e 29 de março. Com o embarque do satélite, fruto de cooperação técnico-científica entre a Argentina e os Estados Unidos, o LIT/Inpe encerrou com sucesso uma campanha de testes ambientais e medidas físicas que levou nove meses.
Para a operação completa de transporte do satélite e seus equipamentos, do li/Inpe ao aeroporto, foram necessárias nove carretas, num total de 54 toneladas em equipamentos utilizados no laboratório durante o trabalho de revisão e inspeção do satélite.
Das nove carretas, duas seguiram para a Argentina para retornar equipamentos para instalações localizadas em Bariloche e Córdoba. As sete restantes levaram ao aeroporto uma quantidade de contêineres e caixas suficientes para preencher os compartimentos de carga de duas aeronaves modelo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos.
O volume significativo de equipamentos utilizados na campanha ilustra a dimensão dos trabalhos executados no LIT/Inpe durante nove meses de intenso esforço.
Parabéns ao grande e competente Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um dos orgulhos da ciência e da tecnologia brasileiras!
publicado por André Lazaroni em 2.4.11
0 Comments:
Postar um comentário
<< Voltar