Andre Lazaroni

sábado, abril 02, 2011


Missão cumprida! Já está na Vandenberg Air Force, base de lançamentos americana localizada na Califórnia, o satélite SAC-D/Aquarius, de fabricação argentina e americana, que foi testado durante meses no Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

Petrônio Noronha de Souza, chefe do LIT/Inpe, afirmou: “a experiência e o reconhecimento internacional trazidos por esta campanha beneficiarão os futuros programas de satélites atendidos pelo laboratório, assim como a todos os que recorrem ao LIT para testar, qualificar e aperfeiçoar seus equipamentos e produtos”.

Para atender à campanha de testes do satélite SAC-D/Aquarius, o LIT/Inpe ampliou sua capacidade técnica e de gerenciamento. O resultado demonstrou que o LIT está apto a receber e testar sistemas de grande porte e complexidade e simultaneamente acomodar e trabalhar em conjunto com um grande número de técnicos e engenheiros provenientes de vários países.

Ao longo da campanha, mais de trezentos profissionais estrangeiros trabalharam nas instalações do LIT/Inpe, o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas.

Dado o tamanho do satélite e de seus equipamentos de apoio, a operação de transporte do LIT/INPE até o aeroporto de São José dos Campos foi feita em duas fases, entre os dias 25 e 29 de março. Com o embarque do satélite, fruto de cooperação técnico-científica entre a Argentina e os Estados Unidos, o LIT/Inpe encerrou com sucesso uma campanha de testes ambientais e medidas físicas que levou nove meses.

Para a operação completa de transporte do satélite e seus equipamentos, do li/Inpe ao aeroporto, foram necessárias nove carretas, num total de 54 toneladas em equipamentos utilizados no laboratório durante o trabalho de revisão e inspeção do satélite.

Das nove carretas, duas seguiram para a Argentina para retornar equipamentos para instalações localizadas em Bariloche e Córdoba. As sete restantes levaram ao aeroporto uma quantidade de contêineres e caixas suficientes para preencher os compartimentos de carga de duas aeronaves modelo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos.

O volume significativo de equipamentos utilizados na campanha ilustra a dimensão dos trabalhos executados no LIT/Inpe durante nove meses de intenso esforço.

Parabéns ao grande e competente Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um dos orgulhos da ciência e da tecnologia brasileiras!

publicado por André Lazaroni em 2.4.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger