Andre Lazaroni

terça-feira, março 15, 2011


Não podemos nos esquecer de um fato doloroso, merecedor de solidariedade: a Região Serrana do Rio de Janeiro ainda necessita de muito apoio para a reconstrução de suas sete cidades assoladas pelas violentas chuvas de 11 de janeiro.

Nova Friburgo, município que teve grande parte de sua população atingida pela tragédia ambiental, com graves danos à infraestrutura, tem 387 famílias vivendo nos 26 abrigos mantidos em funcionamento. Elas perderam as casas ou tiveram os imóveis interditados pela Defesa Civil.
Mas hoje, uma boa nova para a importante agricultura da Região Serrana vai se materializar. O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, preside a primeira reunião do Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana (Ceres), às 10 horas, na sede da secretaria, em Niterói.

Na pauta, entre outros temas, será discutido o trabalho dos equipamentos locados com recursos do Banco Mundial para reforçar as ações das patrulhas mecanizadas do Programa Estradas da Produção; liberação dos créditos emergenciais; ações especiais para reestruturação das áreas produtivas; e retorno das famílias ao ambiente rural.

O colegiado, integrado por técnicos de órgãos estaduais, municipais e federais, além de instituições da sociedade civil ligadas ao setor agrícola, tem como objetivo acompanhar o andamento das etapas de recuperação dos municípios da Região Serrana atingidos pelas fortes chuvas em janeiro.

O presidente da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop), Ícaro Moreno, estima que a reconstrução total dos sete municípios atingidos vai levar cerca de dois anos e meio.

Ele informou que somente em Nova Friburgo há mais de 120 intervenções grandes, entre obras de contenção, desobstrução de ruas e remoção de terra. Disse Ícaro Moreno: “pretendemos concluir até o final de abril a fase emergencial, que inclui recuperação de infraestrutura, contenções e a parte de drenagem de rios e canais, com estimativas de custos.”

publicado por André Lazaroni em 15.3.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger