Andre Lazaroni

segunda-feira, março 14, 2011


Geotecnologia em sala de aula do ensino fundamental. É isso. A boa nova é iniciativa de duas instituições públicas exemplares do Brasil: o Inpe e a Embrapa. Professores do ensino fundamental da rede municipal de Campinas (SP) tiveram aulas práticas de geotecnologias ministradas por Teresa Gallotti Florenzano e Suely Franco Siqueira Lima, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Promovido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, que tem sede em Campinas, por meio do projeto GeoAtlas, o curso ofereceu aos professores uma imersão no software de geoprocessamento Spring, um sistema de informações geográficas desenvolvido pelo Inpe e de uso gratuito.

O objetivo foi capacitar os professores no uso de ferramentas como o sensoriamento remoto e imagens de satélite, possibilitando aulas mais criativas e contribuindo para despertar o maior interesse dos alunos. Dominando essas novas ferramentas, o professor poderá trabalhar de maneira mais personalizada, utilizando dados sobre o município e a região onde está localizada a sua escola.

Uma das professoras, Teresa Gallotti Florenzano, explicou: “o próprio professor poderá selecionar imagens de satélite da área de seu interesse, combinar datas diferentes e, por exemplo, acompanhar a expansão urbana, a evolução de áreas verdes e mesmo de determinadas atividades agropecuárias em seu município ao longo de um período”.

Todos os anos, no mês de julho, o Inpe promove o curso “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente” para professores de todo o Brasil. Neste ano as aulas devem acontecer entre os dias18 e 22 de julho. Em breve, o instituto divulgará a programação e os procedimentos de inscrição para a edição de 2011.

Com aulas sobre tratamento de imagens de satélites, cartografia e geoprocessamento, o curso apresenta aos professores os fundamentos da tecnologia espacial e suas aplicações na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.

As aulas destacam ainda as aplicações em meteorologia, explicando como a tecnologia espacial é importante no estudo de fenômenos atmosféricos e mudanças climáticas, passando por noções de monitoramento e previsão de tempo, além de práticas de campo sobre o sistema de posicionamento global GPS.

publicado por André Lazaroni em 14.3.11



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