Andre Lazaroni

quarta-feira, março 16, 2011


Hoje, todos os japoneses têm um medo maior: a contaminação pela radiação emanada das usinas nuclearJustificares avariadas pela ação do terremoto e do tsunâmi de sexta-feira (11/3). Há aumento da radiação em áreas próximas de Tóquio, cidade situada no centro do Japão.

Capital do país, e maior cidade do mundo, com seus 35 milhões de habitantes, Tóquio perde momento a momento seu tradicional aspecto de centro muito iluminado e que não para dia e noite. Poucas pessoas andam pelas ruas e milhares vão para outras regiões, consideradas mais seguras.

Instituições científicas e órgãos governamentais de diversos países, entre eles a Autoridade de Segurança Nuclear Francesa, indicaram, ontem à tarde (15/3) um aumento na radiação atômica. A gravidade dos acidentes em teres usinas passou do grau 6 para o 7.

Ontem à noite, o Serviço de Meteorologia do Japão deu uma notícia que levou um pouco mais de tranqüilidade e de esperança a todos: fortes ventos nas regiões das usinas nucleares devem levar a temida radiação para o Oceano Pacífico.

Embaixadas, entre elas a do Brasil, estão pedindo a seus cidadãos que saiam do Japão assim que for possível. Hoje, quarta-feira, o Consulado do Brasil em Tóquio, envia dois ônibus para as regiões de Sedai e Fukushima Daiichi para que os brasileiros que queiram deixar a área tenham condições de transporte.

As cidades das regiões de Sedai e Fukushima foram duramente atingidas pelo terremoto e tsunami, e agora pelas explosões na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. O Itamaraty reiterou, ontem à noite, que não há informações de brasileiros entre as vítimas no Japão.

No total, a comunidade brasileira no Japão é formada por 254 mil pessoas concentradas principalmente no Sul do arquipélago.

publicado por André Lazaroni em 16.3.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger