Andre Lazaroni

terça-feira, março 22, 2011



Demorou, mas parece que agora sai... A nossa muito amada Cidade Maravilhosa pode ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade. É mais um título que o Rio de Janeiro haverá de receber, e com inteira justiça.

A proposta para a concessão da honraria será analisada durante a 36ª Sessão do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), marcada para 2012. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encaminhou amplo dossiê ao órgão da ONU.

Para o superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, a candidatura da cidade do Rio de Janeiro está pautada na relação entre o homem e a natureza. Ele destacou que, se aprovado, ela será a primeira paisagem cultural urbana na lista da Unesco. O conceito de paisagem cultural foi adotado pela organização em 1992.

Palavras do superintendente do Iphan: “para nós, será uma chancela importante, porque é um reconhecimento de que uma cidade pode conciliar natureza, cultura, sítio natural e sítio urbano com o patrimônio cultural. É a primeira vez que uma cidade se candidata nessa categoria. Os outros lugares que já foram reconhecidos são ligados a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico ou religioso”.

Em uma lista de 911 bens culturais e naturais reconhecidos pela Unesco, 18 estão no Brasil. Entre os bens naturais estão o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (1986); o Pantanal Mato-Grossense, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); e o Parque Nacional de Fernando de Noronha (2001).

Entre os culturais estão o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, em Minas Gerais (1980); o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco (1982); e as Ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul (1983).

Segundo informações do Iphan, o 18º bem brasileiro foi reconhecido pela Unesco no ano passado, durante a 34ª Sessão do Patrimônio Mundial, em Brasília. É a Praça de São Francisco em São Cristóvão, Sergipe.

Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, também foi eleito, em 2007, uma das novas sete maravilhas do mundo.

A lista foi idealizada pela organização suíça New Open World Corporation e a seleção, feita mundialmente por votos pela Internet e por meio de ligações telefônicas. Na lista também estão a Grande Muralha, na China, as Ruínas de Petra, na Jordânia, e o Coliseu de Roma, na Itália. (Com Thais Leitão/Agência Brasil)

publicado por André Lazaroni em 22.3.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger