Andre Lazaroni

domingo, maio 08, 2011



O que é isso, gente? Saúde em primeiro lugar! A adesão da população fluminense à campanha de vacinação contra a gripe, a cinco dias do fim da ação, é 23% do público-alvo. Em todo o estado, até o dia 5, haviam sido vacinadas 641.418 pessoas.

Na capital, foram imunizadas 270 mil pessoas, o correspondente a 29% da meta da Prefeitura do Rio, que espera vacinar 930 mil pessoas até o dia 13, quando termina a campanha.

O superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, disse que ainda não se sabe o motivo para a baixa adesão da população. Nas edições anteriores da campanha, apenas idosos com mais de 60 anos e povos indígenas eram imunizados.

Afirmou Alexandre Chieppe: “a gente ainda não tem uma explicação para a baixa adesão que ocorre no país todo e inclusive no Rio. Os postos estão funcionando normalmente. A vacina é eficaz e segura, previne a gripe, que é uma das principais causas de internação de idosos e crianças, por pneumonia e problemas respiratórios”.

O Ministério da Saúde divulgou que a adesão em nível nacional está em 50%. Mais de 12 milhões de pessoas foram vacinadas até agora, quando o esperado é que 24 milhões se imunizassem.

Os grupos contemplados são os idosos, população indígena, gestantes, crianças de 6 a 23 meses e profissionais de saúde de unidades de referência para atendimento de influenza. A vacina protege também contra o vírus da Influenza A (H1N1).

Pessoas com história de alergia grave relacionada a ovo e seus derivados e reação em doses anteriores da vacina devem consultar um médico antes de tomar a dose. Quem foi vacinado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação. Caso não tenha a caderneta de vacinação, basta apresentar um documento de identidade.

Durante a campanha, as unidades funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No caso dos profissionais de saúde, não é necessário ir a um posto, pois a vacina será aplicada no seu local de trabalho. Em caso de dúvida sobre calendário e locais de vacinação, a população pode ligar para Disque-Rio, no telefone 1746.

publicado por André Lazaroni em 8.5.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger