Andre Lazaroni

quarta-feira, março 03, 2010


Todo mundo que me conhece sabe do meu otimismo em relação ao Brasil. Somos ótimas referências em muita coisa. Quem não viu aí o show de bola de Kaká, Robinho & Cia pra cima dos irlandeses? Até de maus resultados e mesmo de tragédias temos tirado boas lições. Sempre, também, me refiro aqui a instituições verde-amarelas que são exemplos de tecnologia de ponta lá fora, como o Inpe e a Embrapa. Pois bem, escrevi tudo isso só para destacar mais um gol de placa do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial.

Não é que o Projeto “Panamazônia – Observando as florestas do mundo através de satélites de sensoriamento remoto” foi recebido com palmas e adesões na XI Sessão do Fórum global de Ministérios do Meio Ambiente, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), em Bali, Indonésia? A pedido da Divisão de Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, e da Agência Brasileira de cooperação, o Inpe elaborou uma proposta de cooperação para desenvolver nos países que detêm cobertura florestal tropical capacidades técnicas segundo os procedimentos e a metodologia estabelecida pelo Panamazônia.

O objetivo do projeto é gerar capacidade técnica para monitorar as florestas tropicais, com procedimentos apoiados em softwares livres e imagens públicas de satélites como Nasa-Geocover & Modis e CBERS (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres). A ideia é dividir o mapeamento em ao menos oito categorias: cobertura florestal, desmatamento nas florestas, reflorestamento, cobertura do cerrado, desmatamento no cerrado, regeneração do cerrado, tempo de reflorestamento e regeneração, e hidrologia e drenagem.

Informa o Inpe que os procedimentos serão aplicados nos países e regiões selecionadas e transferidos às equipes técnicas locais por meio de treinamentos práticos. Ao final das atividades propostas, a equipe técnica estará apta a analisar e aprimorar os bancos de dados digitais locais, executando assim um monitoramento contínuo da cobertura de floresta e cerrado nos países envolvidos.

Se você estiver interessado em saber mais sobre o Projeto Panamazônia, se ligue na página http://www.dsr.inpe.br/panamazon/

publicado por André Lazaroni em 3.3.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger